Iberia quer voos diários de Madri a Fortaleza e Recife com o A321 XLR

Escrito por
Igor Pires igor.aer.ita@gmail.com
Legenda: Iberia vai operar em Fortaleza e Recife
Foto: Renato Bezerra

A companhia espanhola Iberia quer tornar diários e regulares o ano inteiro os voos de Madri para Fortaleza e Recife. Em entrevista à coluna, Victor Moneo, diretor global de Vendas e Acordos Estratégicos da empresa afirmou que tem planos ambiciosos para o Brasil

“Queremos que os voos permaneçam o ano inteiro (não-sazonais) e já estamos aumentando as frequências semanais de 3 para 5 em Fortaleza (até o 1º semestre de 2026) e em Recife, de 3 para 4. O A321 XLR nos permite alargar rotas de verão até o inverno”, diz ele.

Os voos serão realizados com o Airbus 321 XLR que tem potencial de voar longas distâncias, mesmo sendo aeronave de corredor único.

Segundo ele, a ideia é que os voos se tornem diários nas cidades nordestinas a partir da parceria da Iberia com a Latam

“Nós com a Latam somos parceiros. Temos um acordo de codeshare (compartilhamento de voos) e interline (acordo em que as companhias trabalhem juntas desde o check-in até o transporte de bagagens). A parceria pode nos ajudar com que essas rotas se consolidem. A ideia é que possamos chegar a um voo diário. Isso é o que gostaríamos”, acrescenta. 

Fortaleza e Recife foram anunciadas como novas rotas da Iberia juntamente a Orlando, nos Estados Unidos. Isso mostra o interesse da companhia no mercado nordestino. 

“Fortaleza e Recife são cidades com até 2,5 milhões de pessoas, contamos que são grandes mercados emissores. Na Europa, são poucas as cidades com esse tamanho”, comenta Moneo.

imagem do victor moneo diretor global de Vendas e Acordos Estratégicos da Iberia
Legenda: Victor Moneo é diretor global de Vendas e Acordos Estratégicos da Iberia
Foto: Dvulgação/Iberia

Transporte de cargas 

Moneo foi questionado ainda se o A321 XLR tem capacidade de levar cargas nos porões. Ele diz que o foco da companhia não é o transporte de cargas. 

“Decidimos que nossos aviões vão transportar pessoas, decidimos pela flexibilidade. Sabemos que a aeronave não consegue transportar cargas, ou tem uma capacidade muito pequena”.

Veja também

Victor compartilha que o avião é fantástico e tem recebido excelentes feedbacks dos passageiros. A Iberia terá até oito aviões desse modelo de uma só vez. 

“Feedback muito positivo. Há várias vantagens para ele, por exemplo, nossa cabine business (classe executiva) é exatamente igual ao de uma aeronave grande, cada assento é igual, cada assento da business tem acesso igualmente à janela e ao corredor. Recebemos um prêmio de melhor desenho de cabine do XLR, com voos de 9h horas”.

Capacidade de assentos 

No A321XLR, serão 14 assentos business por aeronave e 170 em classe econômica, totalizando 184 assentos. “A aeronave terá um consumo menor, 30% a menos por assento que outras aeronaves”.

A Iberia esperava voltar a voar em Recife e Fortaleza há alguns anos. “Esperávamos o retorno de crescimento de viagens internacionais para voltarmos e com o A321 XLR, temos o melhor momento”, complementa.

O colunista viajou à Espanha a convite da Iberia

Contribua deixando sua pergunta ou sugerindo um tema de sua preferência, comentando ou enviando mensagem para o meu Instagram: @igorpires.aviacao

*Este texto reflete, exclusivamente, a opinião do autor.

Assuntos Relacionados