Galpão logístico será construído em terreno do Aeroporto de Fortaleza

Escrito por
Igor Pires negocios@svm.com.br
(Atualizado às 15:59)
Legenda: Projeção de projeto de galpão logístico no Aeroporto de Fortaleza
Foto: Divulgação/Fraport

A Fraport Brasil, concessionária do Aeroporto de Fortaleza, vai conceder terreno no complexo aeroportuário para a construção de galpão logístico.

A autorização para a concessão de área foi feita pelo Ministério de Porto e Aeroportos, por meio da Secretaria Nacional de Aviação Civil, e divulgada nesta terça-feira (3) no Diário Oficial da União (DOU).

Segundo o DOU, as empresas Aerotrópolis Empreendimentos S.A. e Air Hubs FOR Fase 1 SPE S.A serão responsáveis pela construção e operação do galpão logístico e/ou industrial.

"Todos os projetos que envolvem as áreas do aeroporto passam por uma série de aprovações antes de avançar. Essa é mais uma das etapas necessárias para que se tenha um avanço do projeto de galpões logísticos no sítio aeroportuário", informou a Fraport à coluna. 

A reportagem do Diário do Nordeste também perguntou à concessionária a localização do galpão logístico dentro do sítio aeroportuário, bem como o investimento das empresas, se a companhia vai receber algum valor referente à concessão, quando as obras se iniciam e qual o prazo para a conclusão do galpão. 

A Fraport informou que, no momento, não vai se manifestar acerca dos demais questionamentos. 

Veja também

O DOU prevê autorizar contrato comercial que envolve a cessão de espaço no complexo aeroportuário (Pinto Martins), com prazo superior ao período de vigência da concessão, a ser celebrado entre Fraport Brasil e as duas empresas citadas.

A coluna já havia explorado o tema desse desejo da Fraport de explorar comercialmente áreas para fins de galpões logísticos. Até então, não se sabia quem seria o parceiro econômico.

A empresa com a razão social Aerotropolis Empreendimentos S.A, opera com a sede localizada no Distrito Industrial Diper, Cabo de Santo Agostinho – PE.

O aeroporto de Fortaleza foi concedido por 30 anos à Fraport AG Frankfurt Airport Services Worldwide em março de 2017. A Fraport Brasil, subsidiária da Fraport AG, assumiu a operação do aeroporto em janeiro de 2018. Assim, as empresas que recebem as áreas podem explorar a região por tempo maior que a concessão do aeroporto Pinto Martins.

projeção de centro comercial no aeroporto de fortaleza
Legenda: Imagem de centro comercial projetado pela Fraport
Foto: Divulgação/Fraport

O que é o projeto Aeroporto Cidade?

No site da Fraport, a empresa apresenta o modelo de Aeroporto Cidade, lançado em 2022. Segundo a companhia, o objetivo é apresentar o aeroporto como uma extensão da cidade, "a fim de despertar o interesse de investidores do mercado imobiliário e contribuir com o desenvolvimento socioeconômico do país e regiões".

mapa do aeroporto cidade do fortaleza airport
Legenda: Mapa projetando o Aeroporto Cidade da Fraport
Foto: Divulgação/Fraport

O Aeroporto Cidade idealizado pela Fraport contaria com centros logísticos, hotéis, hipermercados, shoppings, entre outros negócios. 

Áreas:

  • Centro Logístico (BR 116) - com possibilidade de acesso ao lado ar (pista) do aeroporto.
  • Varejo (BR 116) - com acesso à BR116.
  • Hotel Aeroporto - com acesso ao Terminal de Passageiros.
  • Hotel Corporativo - com acesso independe pela av. Senador Carlos Jereissati.
  • Shopping / Varejo / Big Box - com acesso independente.

Contribua deixando sua pergunta ou sugerindo um tema de sua preferência, comentando ou enviando mensagem para o meu Instagram: @igorpires.aviacao

*Este texto reflete, exclusivamente, a opinião do autor.

Assuntos Relacionados