O Fortaleza não resistiu à pressão e foi punido no fim. Aos 47 minutos do 2º tempo, a vitória inédita na Arena da Baixada se transformou em empate com o Athletico-PR em 1 a 1, pela Série A de 2022. O empate é amargo, mas o resultado é positivo contra o finalista da Libertadores, mantendo uma sequência positiva na competição: agora são quatro jogos invictos e 38 pontos, na 9ª posição.
No período, ainda empatou com o Juventude(1x1), e venceu Flamengo(3x2) e Goiás(1x0). Restando oito rodadas, o Leão se aproxima do 1º objetivo: fugir do rebaixamento. A “pontuação mágica” é de 45 pontos, ou seja, o time precisa somar mais sete nos 24 em disputa.
O próximo desafio é contra o Avaí, atual vice-lanterna, no domingo (9). Com a expectativa de Arena Castelão lotada, um resultado positivo pode encaminhar afastá-lo ainda mais do Z-4 e mirar novos objetivos na reta final do Brasileirão.
Rodadas finais do Fortaleza na Série A
09.10 - Fortaleza x Avaí
15.10 - América-MG x Fortaleza
24.10 - Fortaleza x Atlético-MG
27.10 - Fortaleza x Coritiba
02.11 - Palmeiras x Fortaleza
05.11 - Fortaleza x Atlético-GO
09.11 - Fortaleza x RB Bragantino
13.11 - Santos x Fortaleza
Ataque x defesa
A tônica do jogo foi a pressão do Athletico-PR. Com o gramado sintético, o time pressionou desde o início e teve pontos fortes neutralizados pela defesa tricolor na maior parte do confronto. O gol do Fortaleza aos 13 do 1º tempo, com Thiago Galhardo, serviu para reforçar o roteiro original do jogo.
É fato: a equipe cearense teve espaço para contra-ataque, quando fugia da pressão. A falta de capricho no último terço pesou, sempre deixando a vantagem mínima. E, com tanto volume, o empate surgiu aos 47 do 2º tempo, de Pablo. Os lançamentos foram a única arma e funcionaram.
Vojvoda deixa Curitiba com um ponto importante. Na sequência como visitante, venceu o Goiás, fora de casa, na rodada passada. O time rodou o meio-campo, teve atuação positiva de Caio Alexandre, mas não conseguiu colocar Romarinho e Pedro Rocha no jogo. São os cuidados com um rodízio.
A preocupação é Marcelo Benevenuto. Titular absoluto, o zagueiro deixou o campo aos 29 do 2º tempo com problema muscular, substituído por Ceballos. O defensor ainda será reavaliado pelo departamento médico e pode ser baixa no próximo jogo, que tem a volta de Juninho Capixaba.