Campeonato Cearense classifica para Copa do Nordeste, Copa do Brasil e Série D; veja critérios

A competição chega em uma fase decisiva, com briga pela permanência e definição dos finalistas

Legenda: O Campeonato Cearense de 2024 oferece vagas para torneios regionais e nacionais
Foto: Pedro Chaves / FCF

O Campeonato Cearense de 2024 chega em momento decisivo com as semifinais e o quadrangular da permanência. Para além de definir os finalistas e as duas equipes que seguem na 1ª divisão, o torneio também oferta vagas para a Copa do Brasil, Copa do Nordeste e a Série D do Brasileiro.

O Diário do Nordeste destrinchou o regulamento do torneio e apontou os caminhos. No momento, as semifinais são Ferroviário x Ceará e Maracanã x Fortaleza, enquanto Atlético-CE, Barbalha, Horizonte e Caucaia brigam para sobreviver na elite - e desse quadrangular, apenas dois evitam o rebaixamento.

Critérios das vagas ofertadas pelo Campeonato Cearense

Atletas disputam bola no Clássico-Rei
Legenda: O Campeonato Cearense é importante também para definir o calendário de Ceará e Fortaleza
Foto: Ismael Soares / SVM

Copa do Brasil de 2025

  • Vaga na Copa do Brasil de 2025 (2x): campeão cearense e vice-campeão.
  • Caso o campeão ou vice conquistem a vaga na Copa do Brasil 2025 de outras formas (título da Copa do Nordeste, Série B ou Copa do Brasil, além de vaga na Libertadores), essa vaga ofertada pelo Estadual vai seguir a ordem de classificação geral do Campeonato Cearense.
  • Detalhe: a Federação Cearense de Futebol (FCF) também oferece uma vaga para a Copa do Brasil ao campeão da Taça Fares Lopes. Se o torneio não ocorrer em 2024, essa também segue a ordem de classificação geral do Campeonato Cearense, sendo oferecida inicialmente ao 3º colocado.

Série D do Brasileiro de 2025

  • As três vagas do futebol cearense serão destinadas aos melhores clubes de acordo com a classificação geral do Campeonato Cearense Série A 2024, excetuando os clubes com vaga já garantida nas séries A, B, C e D de 2025.
  • Pelo regulamento, o Maracanã e o Iguatu estão com duas vagas. Hoje, a última será concedida ao melhor colocado do quadrangular da permanência: Atlético-CE, Barbalha, Horizonte e Caucaia.

Copa do Nordeste de 2025

  • A CBF ainda não definiu o formato da Copa do Nordeste de 2025. Assim, o cenário está em aberto no momento. A Federação Cearense de Futebol (FCF) aguarda a definição das vagas para sacramentar os caminhos dos classificados através do Campeonato Cearense.
  • A Copa do Nordeste de 2024 atendeu dois critérios principais: os campeões estaduais da região e três vagas extras para as melhores federações no ranking nacional que, em 2023, eram Ceará, Bahia e Pernambuco. Com esse critério, o vice-campeão cearense também tinha vaga assegurada.

Pré-Copa do Nordeste de 2025

  • A CBF ainda não definiu o formato da Copa do Nordeste de 2025. Assim, o cenário está em aberto no momento. A Federação Cearense de Futebol (FCF) aguarda a definição das vagas para sacramentar os caminhos dos classificados através do Campeonato Cearense.
  • Em 2024, a Pré-Copa do Nordeste ofertava nove vagas, sendo uma por Estado, seguindo o Ranking Nacional de Clubes de 2023. Além disso, havia mais nove vagas por Estado para as sete melhores federações da região, com foco no melhor colocado dos respectivos torneios estaduais.