Tiktok e a privacidade virtual

Escrito por Maikon Cavalcante ,

Quantas vezes ao baixar um aplicativo concordamos com as políticas e termos sem ler uma linha? Ou quando buscamos um produto e logo em seguida milagrosamente aparecem anúncios deste em todas as partes? Quem não recorda do jogo Pokemon GO que a partir da localização de seus usuários, direcionava-os para as proximidades de estabelecimentos de seus patrocinadores?

O aplicativo chinês TikTok vem atingindo marcas surpreendentes, só no mês passado alcançou a marca de 2 bilhões de downloads. Mas a guinada de downloads trouxe junto várias ações judiciais: nos EUA apura-se que contas de crianças estão sendo excluídas quando detectadas a ausência de autorização, porém os dados dos usuários continuam armazenados na central da empresa. No Brasil, o Procon-SP notificou a empresa para prestar esclarecimentos sobre violações a privacidade infantil e a Lei Geral de Proteção de Dados aprovada em 2018 que entrará em vigor em 2021.

A nova polêmica diz respeito ao armazenamento de dados de reconhecimento facial através dos seus tão famosos 'filtros e efeitos'. O grande problema é saber com quem esses dados são compartilhados. Só em 2018 a CDL estima que 8 milhões de brasileiros sofreram roubo de identidade. Já o Facebook fez acordo de 2,12 bilhões de reais em processo que alegava que a empresa armazenava ilegalmente dados biométricos de milhões de usuários.

Recentemente, de forma histórica, o Supremo Tribunal Federal (STF) reconheceu o direito fundamental a proteção de dados. Com o advento da tecnologia da informação, surgem importantes desafios para o ordenamento jurídico, especialmente para a proteção da personalidade e intimidade do indivíduo. A nós, meros usuários resta o anseio de uma Autoridade Competente para fiscalizar a violação de direitos e garantias fundamentais no processo de coleta, uso e compartilhamento de dados.

Maikon Cavalcante

Advogado

Professor aposentado da UFC
Gonzaga Mota
10 de Maio de 2024
Jornalista
Gilson Barbosa
08 de Maio de 2024
Médico especialista em reprodução humana
Marcelo Cavalcante
05 de Maio de 2024
Jornalista. Analista Judiciário (TRT7) e Mestrando em Direito (Uni7)
Valdélio Muniz
05 de Maio de 2024
Professor aposentado da UFC
Gonzaga Mota
03 de Maio de 2024