Vovô e Leão aguardam CBF para elaborar protocolo dos jogos

Médicos de Ceará e Fortaleza comentam sobre protocolos no programa "Conexão SVM em Casa"

A 1ª semana de treinos para Ceará e Fortaleza chega ao fim de forma positiva, na avaliação de ambos. Os clubes entendem que os acontecimentos ficaram dentro do esperado para os dias iniciais de retomada. Porém, como todo processo exige muita cautela, ainda não é possível afirmar quando os jogos serão retomados, e os dois times, representantes do Estado na Série A do Campeonato Brasileiro, aguardam a Confederação Brasileira de Futebol (CBF) para elaboração de protocolo para jogos.

Veja live completa

Até pelo fato de que o plano de ação para as partidas deverá ser bem diferente do que já foi elaborado para a retomada aos treinamentos. Na tarde de ontem, os chefes dos departamentos médicos dos dois clubes falaram sobre o assunto, em entrevista ao "Conexão SVM em Casa", do Sistema Verdes Mares.

"A gente já discutiu alguns pontos, em relação ao Estadual. Mas discussões iniciais, nada estabelecido ainda. Em âmbito nacional, e eu acho que isso já deveria ter sido feito, a CBF deveria contratar uma consultoria pra fazer um estudo epidemiológico nacional. O que está acontecendo em Fortaleza hoje, de estabilização, vai acontecer lá na frente em outro Estado. Então pra vislumbrar competição, tem que imaginar um cenário de como isso ocorrer", observa Cláudio Maurício, diretor do Departamento Médico do Fortaleza.

Apesar das conversas iniciais, qualquer medida para a realização de partidas deverá ter participação da CBF.

"Antes da liberação aos treinos, a gente vinha trabalhando, também com o Dr. Henrique Bastos (médico consultor da Federação Cearense de Futebol), e com o Governo Estadual, e ficou combinado de voltarmos a nos reunirmos. Estamos esperando liberação do protocolo da CBF, que consta inclusive orientações para momento de competição, e deve incluir uma série de variáveis, como testes e avaliações de outras pessoas que participam dos jogos", completou Gustavo Pires, chefe do Departamento Médico do Ceará.