Resultado de 2 a 0 deixa o Alvinegro distante oito pontos do grupo de acesso
Na noite deste domingo (02), o Ceará foi derrotado pelo Sport por 2 a 0, na Ilha do Retiro, em Recife, pela 15ª rodada da Série B do Campeonato Brasileiro. Os gols do jogo foram marcados por Ronaldo Henrique, de pênalti, e Luciano Juba. O camisa 5 do Leão da Ilha, autor do primeiro gol, ainda teve a chance em uma nova penalidade, mas mandou pra fora e desperdiçou a oportunidade de ampliar o placar.
Com o resultado, o Vozão agora ocupa a 10ª posição da tabela, com 21 pontos ganhos em 15 jogos. O Sport é o líder com 31. Vale lembrar que a equipe pernambucana tem um jogo a menos na competição.
PRÓXIMO JOGO
O Vozão volta a jogar na sexta-feira (7), na Arena Castelão, às 21h30, contra o Botafogo-SP, pela 16ª rodada.
A PARTIDA
A partida começou com o Ceará tentando se impor e tomar as primeiras iniciativas, mas o Sport logo equilibrou o jogo. As duas equipes também pareciam muito nervosas, tanto que, com 11 minutos de jogo, três jogadores já estavam amarelados. Léo Santos pelo lado do Vovô e Ronaldo Henrique e Fábio Matheus pelo lado do Leão.
A primeira finalização da partida só foi sair aos 15 minutos, quando o lateral-direito Ewerthon arriscou de longe e viu Bruno Ferreira encaixar a bola para fazer a defesa. No lance seguinte, aos 16, Janderson recebeu lançamento de Jean Carlos, puxou para a perna direita e finalizou em direção ao gol. A bola foi na rede pelo lado de fora e assustou a defesa do time mandante.
Após as duas oportunidades, o jogo ficou sem grandes movimentações até os 26 minutos, quando veio o lance que abriria o placar na Ilha do Retiro. Tiago Pagnussat cortou mal e a bola caiu nos pés de Fabrício Daniel que, de primeira, lançou Jorginho em velocidade. O meia saiu na cara de Bruno Ferreira e quando driblou o goleiro foi tocado dentro da grande área. Pênalti marcado. Na cobrança, o volante Ronaldo Henrique teve categoria para colocar no cantinho e marcar o primeiro gol do jogo. Detalhe que Bruno Ferreira caiu no lado certo da bola, mas não conseguiu alcançar.
Depois disso, o Sport seguiu tentando ampliar o placar, mas viu o Ceará chegar perto do empate. Aos 38, Jean Carlos fez o cruzamento para Erick. O atacante alvinegro apareceu sozinho e tocou de primeira para o gol, mas viu o zagueiro Sabino se esticar todo e tirar a bola para escanteio., quando ela estava entrando de mansinho. Com a saída de bola, a arbitragem assinalou impedimento do camisa 11 do Ceará e anulou a jogada.
O Sport viu que o Vovô não estava morto e foi para o ataque buscando ampliar ainda na primeira etapa. Aos 40, Fabricio Daniel fez uma boa jogada, driblou Léo Santos e finalizou cruzado. A bola passou bem perto do gol defendido por Bruno Ferreira.
10 minutos depois veio o balde de água fria na cabeça dos jogadores alvinegros. Luciano Juba recebeu grande passe de Ronaldo Henrique, driblou Bruno Ferreira e só teve o trabalho de tocar para as redes, ampliando o placar antes do intervalo na Ilha do Retiro.
RECOMEÇO NADA ANIMADOR
Na volta do segundo tempo, o Sport decidiu sufocar o Ceará em seu campo. Com menos de um minuto de bola rolando, Jorginho encontrou Igor Cariús em uma grande condição dentro da área, mas o lateral-esquerdo viu Bruno Ferreira se agigantar e realizar uma grande defesa à queima-roupa.
Cinco minutos depois, o Sport tinha mais um pênalti ao seu favor. A arbitragem assinalou toque de mão de Erick e Ronaldo Henrique foi novamente para a cobrança. Mais uma vez, o volante viu o goleiro Bruno esperar até o último momento e, na tentativa de tirar demais do camisa 94, acabou mandando para fora e desperdiçando uma excelente oportunidade.
Um minuto depois, Edinho chutou cruzado e obrigou o arqueiro alvinegro a fazer mais uma boa defesa, dessa vez em dois tempos.
A primeira chance real do Ceará na segunda etapa só veio ocorrer aos 25 minutos. Zé Ricardo arriscou da entrada da área e a bola desviou na defesa, saindo em escanteio. O chute passou perto do gol defendido por Renan e levou perigo.
Aos 34, Guto resolveu mexer e colocou Nicolas e Erick Pulga em campo. Com eles, o Vovô cresceu na partida e teve algumas boas chances. Aos 37, Erick Pulga fez grande jogada pela esquerda e tocou para Jean Carlos que chutou cruzado para o desvio de Nicolas nas mãos de Renan.
O Sport tentava sair nos contra-ataques e viu Gabriel Santos perder uma boa chance para matar de vez o jogo. Aos 40 minutos, o camisa 90 finalizou cruzado e viu Bruno Ferreira defender em dois tempos para evitar o terceiro gol dos donos da casa.
O último suspiro do Ceará veio aos 44 minutos, quando Jean Carlos fez o cruzamento e Nicolas cabeceou na trave. O susto foi grande para os jogadores rubro-negros, porém eles conseguiram administrar a partida na reta final e conquistaram um resultado importante.