Série C começa com novo regulamento e sem decisão por mata-mata

Entre as equipes que estão na disputa por uma das quatro vagas na Série B do Campeonato Brasileiro de 2021, está o Ferroviário, que estreia somente amanhã. Classificados da 1ª fase formarão novos grupos na fase seguinte

Legenda: Em 2019, quase que o Ferroviário conseguiu avançar ao mata-mata. Foi o último ano desta forma de disputa na Terceirona
Foto: CAMILA LIMA

Um campeonato diferente, que passou por mudanças consideráveis de regulamento e de estrutura, mas que promete as mesmas emoções de sempre. Assim será a Série C do Campeonato Brasileiro, que se inicia hoje mas, para o público cearense, começa para valer mesmo amanhã, com a estreia do Ferroviário, representante do Estado no torneio, que enfrentará o Botafogo/PB na partida de abertura, a partir das 20 horas, na Arena Castelão.

A edição 2020 da Terceirona reúne vários clubes tradicionais do futebol brasileiro e que prometem bons duelos. Times como Santa Cruz, Paysandu, Remo, Treze/PB, Vila Nova, Criciúma, Londrina e Boa Esporte, além do Ferroviário, obviamente, são alguns dos que estarão na disputa.

A pandemia da Covid-19 atrapalhou o início do campeonato, bem como interferiu em todo o calendário do futebol brasileiro. Com isso, após a revisão para ajustar a competição às medidas de segurança impostas pela pandemia, a Confederação Brasileira de Futebol (CBF) definiu que a Série C deverá ser encerrada em janeiro de 2021.

Novo formato

O formato da competição mudou. A primeira fase continua do mesmo modo, com dois grupos de 10 clubes, em que o critério de divisão regionalizado também segue como nas temporadas anteriores. Os times das chaves duelam entre si em jogos de ida e volta.

A grande alteração está na segunda fase, aquela que define diretamente quais times conseguirão o acesso à Série B do Brasileiro. Após oito temporadas, o tão temido mata-mata foi extinto!

Agora, a segunda fase passa a ter dois quadrangulares para definir os quatro times que terão as vagas na Segunda Divisão. Os times classificados serão divididos em dois grupos de quatro, que se enfrentarão em jogos de ida e volta. Os dois mais bem colocados de cada chave sobem para a Série B do Brasileiro.

A proposta foi aprovada após reunião do Conselho Técnico da competição, em que a maioria dos clubes (14x6) decidiu pela alteração.

As partidas serão realizadas com portões fechados aos torcedores, sem previsão de quando isto poderá mudar. As cidades e estádios pré-definidos são aqueles habitualmente utilizados pelos clubes mandantes. Em reunião conjunta com a CBF, no caso de uma eventual dificuldade, os clubes concordaram em jogar fora de suas cidades ou estados, caso isso seja necessário na época de suas partidas, em razão de restrições sanitárias ainda vigentes por conta da pandemia.

Conforme prevê o Regulamento Geral das Competições da CBF, essas mudanças, caso necessárias, deverão acontecer até 10 dias antes da data do jogo.