Saiba o que Ceará e Fortaleza devem fazer na reta final da Série A

Alvinegros e tricolores já iniciam o 2021 com desafio de assegurar bom desempenho nos últimos 11 jogos do Campeonato Brasileiro da Série A para que metas sejam atingidas. Expectativa deve crescer nos próximos 2 meses

Legenda: Últimos clássicos têm sido marcados por desfiles de marcas próprias
Foto: Thiago Gadelha / SVM

O ano de 2020 já acabou, mas janeiro e fevereiro serão meses diferentes dos habituais para Ceará e Fortaleza. Em vez de pré-temporada, contratações e planejamento nos bastidores, os clubes voltam as atenções para a reta final da Série A do Campeonato Brasileiro, decisiva para o futuro de ambos.

O Diário do Nordeste indica o caminho com o que alvinegros e tricolores precisam fazer nos últimos 11 jogos da competição para que os objetivos sejam alcançados e que a massa de torcedores termine a temporada satisfeita.

Veja também

Ocupando a 10ª colocação na tabela, com 36 pontos, o Vovô vive situação bem mais tranquila. Estando exatamente no meio da tabela, praticamente encaminhou o principal objetivo na Série A, o de permanência. 

São oito pontos sobre o Vasco, primeiro time na zona de rebaixamento e, de acordo com o Departamento de Matemática da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), que calcula estatísticas futebolísticas, a probabilidade de queda do Ceará é de somente 0.44%, ou seja, praticamente anulada.

Foto: Diário do Nordeste

Quase lá

Restam apenas nove pontos para que o clube alcance os 45, visto como o “número mágico" que assegura permanência. O Ceará precisa, portanto, de mais três vitórias, o que é algo bem provável considerando o que o time de Guto Ferreira tem feito até aqui.

O desempenho do Alvinegro é, até a 27ª rodada, o melhor do clube na história da Primeira Divisão desde que o torneio passou a ser disputado no atual formato, em 2006. E está perto, inclusive, de superar toda a campanha do ano passado. Em 2019, o Vovô terminou o Brasileirão com 39 pontos, e agora está somente três atrás, restando ainda 11 rodadas.

Maior distância

Já o Fortaleza tem um cenário diferente e um pouco mais complicado. Atualmente na 14ª posição, com 31 pontos, está somente três na frente do Vasco. Segundo a UFMG, a situação do Tricolor liga o sinal de alerta, mas ainda não é para desespero, considerando que possui 16,2% de chances de rebaixamento. Com mais 14 pontos, chegará aos 45. Restam, portanto, mais quatro vitórias e dois empates, ou cinco vitórias nas 11 partidas restantes na competição.

Apesar da preocupação dos torcedores leoninos, a campanha do Brasileirão atual é bem semelhante à do ano passado. Nesta mesma rodada do campeonato, o Leão do Pici possuía a mesma pontuação e conseguiu na reta final uma arrancada que deixou o time em 9º lugar.

Sonhos

Nos últimos dois anos em que esteve disputando a Série A, o Ceará garantiu permanência, mas não conseguiu classificação para competições internacionais. Neste ano, ao que tudo indica, será diferente. São grandes as chances de obtenção de vaga para 2021.

Segundo a UFMG, a probabilidade de o Alvinegro disputar a Copa Sul-Americana nesta temporada é de 77,1%. Estudos da universidade indicam que o time que chegar aos 50 pontos possui 98% de chances de assegurar a vaga, ficando assim praticamente classificado. Para alcançar este número o Ceará precisa ainda de mais quatro vitórias e dois empates para obter a vaga.

Legenda: Guto Ferreira prepara equipe para nova e decisiva fase na Série A do Campeonato Brasileiro
Foto: Israel Simonton / Ceará

A atual situação é tão boa que o Ceará sonha até com Libertadores. A chance de estar na principal competição do continente é remota, de somente 5,5%, e precisaria chegar no mínimo aos 55 pontos para brigar por vaga, sendo necessário, pelo menos, mais seis vitórias e um empate.

Já o Tricolor, que no ano passado disputou a Sula pela primeira vez na história, também tem boas chances de conseguir a vaga. A chance atual é de 23,9% e, para atingir os 50 pontos, que deixariam a equipe praticamente dentro do torneio, restam seis vitórias e um empate.

É importante salientar que há a possibilidade de que a vaga na competição seja garantida com menos pontos, dependendo do desempenho também dos adversários.

Retrospecto

Se conseguirem repetir o desempenho que obtiveram nas últimas 11 rodadas do primeiro turno, tanto Ceará como Fortaleza terminarão o Campeonato Brasileiro com motivos para celebrar.

Neste período, o Alvinegro conquistou 14 pontos, com três vitórias (Flamengo, Corinthians e Coritiba), três derrotas (Internacional, Bragantino e Palmeiras) e cinco empates (Goiás, Athletico/PR, São Paulo, Fluminense e Botafogo).

Somando 14 pontos aos atuais 36 já obtidos, o Vovô terminaria o Brasileirão com 50 pontos e, muito provavelmente, na Sul-Americana.

Legenda: Marcelo Chamusca tenta ainda encontrar a melhor versão do Fortaleza para terminar Série A sem sustos
Foto: Camila Lima / SVM

Já o Tricolor teve desempenho ainda melhor neste recorte do primeiro turno, com 17 pontos, acumulando quatro vitórias (Sport, Internacional, Atlético/MG e Palmeiras), cinco empates (Grêmio, Santos, Atlético/GO, Coritiba e Vasco) e somente duas derrotas (Bahia e Fluminense).

Acrescentando 17 pontos aos atuais 31 já assegurados, o Leão do Pici finalizaria a participação na Série A com 48 pontos, sacramentando a permanência para mais um ano na elite do futebol brasileiro e até com boas chances de também estar na Sula da temporada seguinte.

Confrontos diretos

Um aspecto que será determinante e imprescindível para os dois times cearenses em busca dos objetivos é o desempenho nos confrontos diretos. O Ceará enfrentará equipes que estão na mesma faixa de tabela (Palmeiras, Fluminense, Corinthians e Athletico/PR), e a conquista de bons resultados nestes jogos poderá ser um diferencial até mesmo para deixar o sonho da Libertadores mais vivo.

O Fortaleza também irá reencontrar equipes que estão próximas na tabela, e serão ao menos três confrontos importantíssimos (Sport, Bahia e Vasco) para a manutenção na Primeira Divisão.

Certo é que Alvinegros e Tricolores iniciam 2021 dependendo somente de suas próprias forças para que os objetivos sejam alcançados, e o sucesso ao fim da 38ª rodada passa diretamente por estes duelos. Para conquistar os objetivos tão sonhados, os times precisam estar na melhor condição física, técnica e mental nestes dois primeiros meses do ano. Por isso, atletas e comissões técnicas tiveram breves recessos neste período de fim de ano, já retomando a rotina de treinamentos para os confrontos desta semana.