Rússia e Belarus são banidas dos Jogos Paralímpicos de Inverno de Pequim

A abertura da competição será nesta sexta-feira.

Legenda: A abertura dos Jogos Paralímpicos de Inverno está marcada para esta sexta-feira (4).
Foto: Divulgação/Paralympic Games
Atletas russos e belarussos foram banidos dos Jogos Paralímpicos de Inverno 2022 pelo envolvimento de seus países na guerra na Ucrânia, disse o Comitê Paralímpico Internacional (IPC, na sigla em inglês) nesta quinta-feira, dia 3, em Pequim.


A reviravolta ocorreu menos de 24 horas depois de o IPC anunciar que permitiria que atletas dos dois países competissem nos Jogos da China, que têm abertura marcada para sexta-feira. A condição era a de que os atletas fossem identificados como neutros, com cores, bandeiras e outros símbolos nacionais removidos. O IPC recebeu críticas imediatas pela decisão inicial.

Em comunicado oficial, o presidente do IPC, Andrew Parsons, disse que, nas últimas 12 horas, um grande número de membros entrou em contato com o comitê pedindo para que a decisão fosse reconsiderada, sob possibilidade de "graves consequências".
 

Veja também



Parsons acrescentou: "O que está claro é que a situação atual em rápida escalada nos colocou em uma posição única e impossível tão perto do início dos Jogos."

O IPC agora se junta a esportes como futebol, atletismo, basquete, hóquei e outros que impuseram proibições gerais a russos e belarussos. A Rússia deveria ter 71 atletas competindo em Pequim. Não se sabe quantos atletas belarussos estariam envolvidos. A Ucrânia disse que teria 20 participantes.

Na segunda-feira, dia 28, o Comitê Olímpico Internacional (COI) pressionou os órgãos esportivos a excluir atletas de ambos os países de eventos internacionais, mas deixou a decisão para os órgãos governamentais.

Parsons também se dirigiu aos atletas russos e belarussos. "Para atletas dos países impactados, lamentamos muito que sejam afetados pelas decisões que seus governos tomaram na semana passada ao violar a trégua olímpica. Vocês são vítimas das ações de seus governos". A Rússia invadiu a Ucrânia há uma semana.
Imagem mostra símbolo do Comitê Paralímpico Internacional.
Legenda: Comitê Paralímpico Internacional bane Rússia e Belarus dos Jogos Paralímpicos de Inverno.
Foto: Divulgação/Comitê Paralímpico Internacional

 


Assuntos Relacionados