Mendoza e Nino Paraíba são suspensos preventivamente por 30 dias por confusão na Copa do Nordeste

Atletas ainda podem ficar de fora por mais tempo após julgamento, que deve ocorrer na próxima semana

Legenda: Na confusão na Arena Castelão, o atacante Mendoza segurou uma cadeira durante o conflito
Foto: Thiago Gadelha / SVM

O Ceará vai perder o atacante Steven Mendoza, pelo menos, durante o início do Campeonato Brasileiro e nos Clássicos-Rei da Copa do Brasil. O atleta foi punido pelo Superior Tribunal de Justiça Desportiva (STJD) com 30 dias de suspensão ou 4 jogos preventivamente por conta das agressões ocorridas durante a final da Copa do Nordeste.

Procurado pela reportagem do Diário do Nordeste, o departamento jurídico do Ceará Sporting Club afirmou que, no entendimento dos profissionais, a punição é válida apenas para competições nacionais. No entanto, o departamento está buscando se informar junto ao STJD se a suspensão engloba também o Campeonato Cearense e a Copa Sul-Americana.

O jogador Nino Paraíba, do Bahia, também foi punido. As suspensões de 30 dias são preventivas e ainda podem ser ampliadas caso os atletas sejam condenados em processos que correm no STJD. No caso de Mendoza, ele foi denunciado por dupla agressão (artigo 254-A duas vezes) e por participar de rixa, tumulto ou conflito (artigo 257).

O processo será distribuído na próxima semana para pauta de julgamento. Os atletas Jael, Gabriel Dias e Juninho (Bahia) também foram denunciados e devem receber punições.

Medida extrema

O autor do despacho, presidente do STJD, Otávio Noronha, foi enfático ao elencar a gravidade das condutas de Mendoza e Nino Paraíba.  

Quanto a estes dois, verifico a presença dos requisitos autorizadores da medida excepcional, tendo em vista a gravidade da conduta praticada por cada qual, que revela total desprezo às mais comezinhas normas disciplinares e até mesmo aos padrões de convívio social. 
Otávio Noronha
Presidente do STJD

"Com efeito, JOHN tomou em mãos uma cadeira para agredir seus adversários; enquanto SEVERINO, sequer estava relacionado na partida, não podendo, de forma alguma, estar envolvido na contenda", disse no despacho.

Legenda: Jogadores de Ceará e Bahia se desentendem
Foto: Thiago Gadelha / SVM

Descontrole total

O final de jogo entre Ceará e Bahia, pela decisão da Copa do Nordeste, terminou com cenas lamentáveis. Após a conquista do título pelo time baiano, através da cobrança de penalidades máximas, os jogadores do Ceará e do Bahia se desentenderam ainda dentro de campo.

O resultado foi uma confusão generalizada com direito a socos, pontapés, voadoras e muitas cenas que podem ocasionar em punições para os jogadores.