Leão foi derrotado pelo placar mínimo e perdeu a chance de entrar no G-4 do Brasileirão
Na tarde deste domingo (16), o Fortaleza recebeu o Cuiabá, na Arena Castelão, e conheceu sua primeira derrota dentro de casa na Série A do Brasileirão de 2023. O gol do jogo foi marcado pelo atacante Deyverson, ainda na primeira etapa, após uma falha do goleiro João Ricardo na saída de bola tricolor.
Com o resultado, o Leãodesperdiçou a oportunidade de entrar no G-4 da competição e caiu para a oitava posição, com 23 pontos. Já o Cuiabá subiu para a 13ª posição, com 19 pontos, e aumentou sua vantagem para o Goiás, 17º colocado, em oito pontos.
PRÓXIMO JOGO
O Fortaleza volta a campo no próximo sábado (22) para enfrentar o Palmeiras, às 16h, no Allianz Parque, pela 16ª rodada.
O JOGO
O Cuiabá começou mostrando que o jogo não seria nada fácil para o Fortaleza. Dono de uma das melhores campanhas como visitante no Campeonato Brasileiro, o Dourado iniciou marcando em linha alta e teve a primeira chance real de gol. Aos dois minutos, Ceppelini fez boa jogada e finalizou cruzado. Deyverson, o “showman” da equipe cuiabana, se esticou todo e quase tocou na bola para abrir o placar.
Depois do susto inicial, o Leão teve sua única chance real de balançar as redes na primeira etapa. Aos sete minutos, após uma boa jogada construída de pé em pé, a bola sobrou para Pochettino, dentro da área, finalizar de primeira no meio do gol para uma boa defesa do goleiro Walter.
O Tricolor seguiu tentando, mas sem criatividade e efetividade, já que os visitantes dificultavam as ações tricolores. E foi assim que nasceu o gol do jogo. A equipe cuiabana avançou suas linhas e viu João Ricardo errar na saída de bola. O goleiro deu um presentão para Deyverson que dominou e finalizou com força para abrir o placar na Arena Castelão.
Com o tento sofrido, o a equipe de Vojvoda se demonstrou extremamente nervosa e ansiosa dentro de campo. É tanto que o time começou a ser amarelado e viu João Ricardo quase falhar novamente. Aos 26 minutos, em um lançamento dos visitantes para a área, a bola passou por baixo das pernas do goleiro, mas ele foi rápido e evitou maiores complicações.
O Fortaleza buscava criar as jogadas, mas sem sucesso. Marinho, principal reforço na atual janela de transferências, era bastante acionado, mas sempre estava marcado por, no mínimo, dois defensores do time cuiabano.
Para piorar o cenário, o Cuiabá se mostrava extremamente perigoso nos contra-ataques. Aos 34, depois de uma boa troca de passes, a bola sobrou para Clayson que finalizou de direita e assustou João Ricardo.
O Dourado buscava travar o jogo como podia, inclusive com muitos jogadores caindo dentro de campo. Já na reta final da etapa inicial, aos 44, em jogada ensaiada, Marinho cobrou escanteio na entrada da área e Zé Welison finalizou de primeira para fora.
POSTURA DIFERENTE
Na volta para o segundo tempo, a postura do Fortaleza foi diferente. O Leão voltou mais ligado e ativo no campo de ataque na busca pelo empate. Logo com três minutos, Pochettino cobrou escanteio certinho na cabeça de Brítez e o zagueiro cabeceou para uma boa defesa do goleiro Walter.
No entanto, depois do lance inicial, o jogo voltou a ter a tônica da primeira etapa, com o Cuiabá fazendo o tempo correr e dificultando bastante a vida do Tricolor do Pici. Para buscar reverter a situação, aos 19, Vojvoda lançou Yago Pikachu e Calebe nas vagas de Marinho e Pochettino, respectivamente.
As mudanças pareceram dar um novo gás ao time, é tanto que, com apenas três minutos em campo, Pikachu já criava uma boa chance. Ele completou de cabeça o cruzamento de Brítez e ficou perto de marcar.
Aos 29 minutos, o técnico argentino fez suas últimas mudanças, com as entradas de Lucas Crispim, Silvio Romero e Guilherme nos lugares de Caio Alexandre, Thiago Galhardo e Bruno Pacheco, respectivamente. A partir daí, o jogo virou ataque contra defesa e uma profusão de chances foram perdidas.
Aos 30, Zé Welison arriscou da entrada da área e a bola tirou tinta da trave direita de Walter. Aos 34, Pikachu cruzou rasteiro e Romero, de primeira, finalizou no travessão. Aos 36, Calebe chutou da entrada da área, mas Walter, bem colocado, fez a defesa. Aos 40, o goleiro do Cuiabá fez mais uma excelente intervenção. Após o cruzamento de Crispim, Lucero tocou de cabeça no cantinho e obrigou o arqueiro a se esticar todo para jogar a bola para escanteio.
A última grande chance veio já nos acréscimos, quando, aos 47, Guilherme gingou para cima do defensor adversário e finalizou de canhota na trave. No rebote do lance, Crispim mandou de primeira e a bola explodiu no travessão. Depois disso, a impressão era que o Fortaleza poderia jogar por mais 90 minutos que não conseguiria mudar o placar do jogo. Resultado final: vitória do Cuiabá e primeira derrota do Fortaleza como mandante na Série A.