Fortaleza tem quatro jogos em 12 dias para buscar recuperação na Série A

Tricolor do Pici enfrentará dura sequência em curto período de tempo com somente um jogo a ser disputado na Arena Castelão

O equilíbrio que marca a Série A do Campeonato Brasileiro em 2020 não dá margens para tranquilidade. O Fortaleza vive isto na prática. O Tricolor do Pici faz boa campanha na elite brasileira, mas com duas derrotas seguidas, ambas com reclamações contra a arbitragem, já vê uma necessidade de voltar a pontuar para ficar em situação mais confortável. Para isso, será preciso buscar recuperação em uma "mini-maratona", com quatro jogos em somente 11 dias.

Isto porque será neste período que a equipe irá realizar os dois jogos atrasados que possui na tabela, em decorrência da disputa com o São Paulo na Copa do Brasil.

O primeiro deles é logo nesta quarta-feira (11), contra o Bahia, às 18h45, fora de casa, em Salvador, na Arena Fonte Nova. Depois, o adversário será o São Paulo, no sábado (14), na Arena Castelão, e então o time do técnico Rogério Ceni vai até o Rio de Janeiro para enfrentar os cariocas Vasco e Botafogo, nos dias 19 e 22, respectivamente, encerrando a sequência.

Difíceis derrotas

A série de partidas será dura, sobretudo por realizar somente uma partida em casa, mas a necessidade de vitórias se dá pelas duas derrotas seguidas sofridas para Fluminense e Athletico/PR. Nas duas ocasiões, muita reclamação contra a arbitragem, que acabou, de fato, sendo determinante no rumo dos jogos. "Todo jogo é um prejuízo, erro contra o Fortaleza, erros claros e ninguém da comissão de arbitragem se pronuncia. Os pontos vão passando, os jogos vão passando e a torcida fica indignada, sentimento de frustração, raiva e não querendo mais ver futebol. Pergunto a vocês da comissão de arbitragem: onde isso vai parar? Esses erros absurdos e repetitivos, com o VAR não olhando o que tem para olhar. Todo mundo vê e os profissionais não estão vendo", reclamou o presidente do clube, Marcelo Paz.

Além disso, eram partidas cruciais. O duelo contra o Tricolor Carioca era confronto direto que deixaria o time cearense ainda mais perto do grupo de classificação para a Libertadores. Já a partida contra o Furacão manteria o adversário ainda mais afundado na zona de rebaixamento e, de quebra, asseguraria a manutenção de uma boa margem de vantagem sobre o Z-4.

As derrotas são ainda mais lamentadas pelos cenários dos jogos. Contra o Fluminense, o segundo revés em casa no Brasileirão. Contra o Athletico/PR, uma partida em que a equipe foi muito superior no primeiro tempo, mas desperdiçou oportunidades e não conseguiu manter o ritmo na segunda etapa, quando o adversário cresceu no jogo e conseguiu a virada. O desempenho do Leão do Pici tem sido positivo. Mas é certo que, sem tempo para lamentação, o Fortaleza precisa reagir na tabela e somar pontos para voltar a subir na classificação do Brasileirão, única competição restante até o fim da temporada.