Fortaleza enfrenta Atlético/GO tentando manter embalo na Série A

Invicto há quatro partidas, Tricolor do Pici encara o Dragão com a missão de ampliar momento positivo e se aproximar da zona de classificação para a Copa Libertadores de 2021. Jogo será na Arena Castelão

Legenda: Leão pode até chegar ao G-4 em caso de vitória
Foto: Thiago Gadelha

Em 2020, a Série A do Campeonato Brasileiro tem, como grande marca, o equilibro. A atual situação do Fortaleza é de tranquilidade, e vitória pode fazer o time subir consideravelmente na tabela de classificação. Para isso, é essencial pontuar nos confrontos diretos, como o de hoje, contra o Atlético/GO, às 18h15, na Arena Castelão, pela 13ª rodada.

O time goiano está em 13º, com 14 pontos, dois a menos que o Leão do Pici, que ocupa a 10ª colocação. Em caso de vitória, o Tricolor do Pici chega aos 19 pontos e pode até, dependendo de outros resultados, terminar a rodada na zona de classificação para a Copa Libertadores.

O cenário positivo se desenhará caso a equipe comandada pelo técnico Rogério Ceni consiga manter o bom retrospecto que tem contra adversários diretos neste Brasileirão. Com vitórias sobre Goiás, Bragantino e Sport, o Leão do Pici vem bem nos duelos diretos - a única derrota neste tipo de confronto foi contra o Ceará, no Clássico-Rei.

Além disso, a equipe leonino também vem embalada pelo bom momento na competição. São quatro partidas de invencibilidade, com duas vitórias e dois empates, incluindo triunfo sobre o então líder Internacional, dentro da Arena Castelão.

Quase força total

Sabendo da importância de pontuar hoje, o técnico Rogério Ceni terá força praticamente máxima à disposição. Os únicos dois desfalques são no sistema defensivo. Após o choque de cabeça com Bruno Pacheco, no Clássico-Rei válido pelo primeiro jogo da final do Campeonato Cearense, Bruno Melo está fora e Carlinhos será o titular. O zagueiro Juan Quintero, que ainda se recupera de lesão muscular, é dúvida, mas a tendência é que Jackson volte a formar dupla de zaga com Paulão.

O sistema defensivo leonino, por sinal, tem sido um dos grandes trunfos da equipe na Série A. O Fortaleza tem a melhor defesa entre os mandantes da competição, com somente dois gols sofridos nas cinco partidas que atuou em casa.

Nos últimos quatro confrontos feitos na Arena Castelão, como mandante, não foi vazado nenhuma vez.

Adversário perigoso

Ao contrário do que se pode imaginar, o Atlético/GO não deve ser presa fácil para o Leão do Pici. Isso porque o time vem realizando atuações seguras e conquistando bons resultados.

Na última quarta-feira (30), empatou em 0 a 0 com o Corinthians, em São Paulo, mas poderia ter vencido o jogo. Foi melhor em campo e- colocou uma bola na trave.

Montado pelo técnico Vágner Mancini, o Dragão tem aprontado nas partidas que faz fora de casa. Não à toa que possui o 4º melhor desempenho entre os visitantes, com duas vitórias, dois empates e duas derrotas em seis jogos disputados. Oito dos 14 pontos da equipe foram conquistados longe dos seus domínios.

É com esse retrospecto positivo que o Atlético/GO vai tentar buscar surpreender fora dos seus domínios e derrotar o Fortaleza.

 

Série A do Brasileiro - 13ª rodada
Arena Castelão, em Fortaleza (CE)
4 de outubro - 18h15

Fortaleza: Felipe Alves; Tinga, Jackson, Paulão e Carlinhos; Felipe, Juninho, Romarinho e Osvaldo; David e Wellington Paulista. Técnico: Rogério Ceni

Atlético/GO: Jean; Dudu, Éder, João Victor e Nicolas; Edson, Marlon Freitas, Chico e Janderson; Ferrareis e Zé Roberto (Hyuri). Técnico: Vágner Mancini

Árbitro: José Mendonça da Silva Junior (PR).

Transmissão: Premiere, Rádio Verdes Mares e Tempo Real do Diário do Nordeste