Fortaleza Basquete Cearense estreia hoje contra Campo Mourão no NBB

Será a 1ª temporada da equipe cearense em parceria com o Leão do Pici, que trouxe investimentos para o antigo Carcará voar mais alto nas quadras do Novo Basquete Brasil

Legenda: Lucas Bebe (à direita) volta ao basquete brasileiro para defender o Leão
Foto: Thiago Gadelha

A temporada 2020/21 do Novo Basquete Brasil (NBB) começa nesta terça-feira (10) com a estreia do Fortaleza Basquete diante do Campo Mourão/PR, às 17h, no Ginásio Maracanãzinho, um dos sete locais que vão receber os duelos da competição em São Paulo, Rio de Janeiro e do Distrito Federal.

Este será o 1º confronto do antigo Carcará sob o guarda-chuva do Leão do Pici, unindo a experiência do elenco e da comissão técnica, comandada por Alberto Bial, com o planejamento e os investimentos de um clube em ascensão no cenário esportivo nacional.

Assim como nas últimas edições, com exceção da passada, encerrada de forma precoce por causa da pandemia de Covid-19, os 12 primeiros times da tabela de classificação avançam aos play-offs (mata-mata). Nas oitavas de final, a forma de disputa é em série de três jogos, enquanto a partir das quartas, serão cinco embates. 

Em 2020/21, serão 16 equipes no primeiro turno, em 10 rodadas que devem ser finalizadas em meados de dezembro. O sistema do segundo vai depender do monitoramente da pandemia e do andamento das sedes, sendo disputado somente após a Copa Super 8, que reúne os oito primeiros colocados do turno inicial do NBB para uma disputa de mata-mata. O campeão terá uma vaga garantida na Basketball Champions League de 2022.

A caminhada tricolor

O Basquete Cearense terminou a edição passada na vice-lanterna, com somente cinco vitórias em em 26 jogos. Com o investimento tricolor, a expectativa é de repetir o desempenho da temporada 2018/19, quando avançou aos play-offs e derrotou o então campeão Paulistano sem precisar do 3º jogo. Nas quartas, caiu com três derrotas seguidas para o Mogi das Cruzes, mas foi a sensação do torneio.

Neste ano, o Leão conta com os reforços do ala Desmond Holloway e do pivô Lucas Bebê, ex-Toronto Raptors. O clube renovou com os armadores Dontrell Brite e Cauê Verzola, os alas Rashaun, Alex Oliveira e Gabriel, e os pivôs Sualisson, Felipe Ribeiro e Mathias.

No começo de novembro, a equipe cearense venceu o Torneio Integração em amistosos de pré-temporada ao bater o Sport por 106 a 56 e a Unifacisa, o outro representante nordestino na elite brasileira, por 106 a 98.

Para o treinador Alberto Bial, de volta ao time após dois anos, o grupo ganha com a química pela manutenção das peças e pela chegada de grandes nomes. 

“O esqueleto da nossa equipe é da temporada passada. Nós mantivemos a estrutura do elenco e trouxemos dois jogadores que fazem a diferença. O Holloway é definidor. Veio para puxar ponto e tem um espírito muito competitivo, agressivo. Já o Lucas Bebê, dispensa comentários. Jogou na NBA, é ótimo nos dois lados da quadra, e agora está na Seleção Brasileira novamente”, disse Bial em entrevista à Liga Nacional de Basquete.