'Ficamos muito abaixo do nosso jogo', avalia Guto Ferreira após derrota para Jorge Wilstermann

Com o revés sofrido, o Ceará está eliminado da Copa Sul-Americana 2021

Legenda: Com a derrota para o Jorge Wilstermann, o Ceará foi eliminado da Copa Sul-Americana na fase de grupos
Foto: AIZAR RALDES / AFP

Dependendo apenas de si para garantir vaga na fase mata-mata da Copa Sul-Americana, o Ceará foi derrotado pelo Jorge Wilstermann, por 1 a 0, e está eliminado da competição internacional. Na coletiva de imprensa pós-jogo, o técnico Guto Ferreira lamentou o desempenho da equipe na altitude de Cochabamba.

"Ficamos muito abaixo do nosso jogo, muito abaixo. Na Copa Sul-Americana não fizemos nenhum jogo num nível tão baixo como hoje. Nossa equipe sentiu demais tudo isso, não quero trazer como desculpa, porque a gente quer sempre vencer e quando chega um momento como esse, você responde o que realmente aconteceu e as pessoas acham que você está dando desculpa porque não teve capacidade de ultrapassar a barreira, mas só vivenciando o que vivenciamos aqui, as dificuldades, é que pode comprovar. Então estou tentando passar as dificuldades que passamos aqui."
Guto Ferreira
Técnico do Ceará

Para o comandante alvinegro, o fator altitude, inclusive, foi prepoderante para o baixo rendimento que culminou na eliminação na fase de grupos da Sul-Americana.

"Para quem está em casa, na televisão, talvez não tenha a noção da dificuldade. Quando se fala de altitude, pegamos um campo em La Paz, onde conseguimos desenvolver bem o jogo, uma estratégia mais defensiva e hoje precisávamos ganhar, precisávamos sair um pouco mais. A diferença de piso, no piso de La Paz é mais duro, não tem tanta tração. Na altitude, quando você faz a força, é que falta o ar e nossa equipe afogou bastante na partida, muitas vezes tendo que parar para recuperação."

Alterações ao longo da partida

Com um meio-campo desorganizado e ineficaz na criação, Guto Ferreira promoveu alterações ao longo da partida. Necessitando da vitória para garantir a classificação, o comandante alvinegro explicou a saída de Vina, além de exaltar o bom jogo do Jorge Wilstermann.

"O Jorge Wilstermann soube marcar bem e explorar os espaços. Infelizmente acabamos não vencendo. A saída do Vina foi circunstância da partida. O Jorginho foi nosso melhor jogador em La Paz, era a busca de mais mobilidade e de um jogador que trouxesse ações ofensivas e defensivas."
Guto Ferreira
Técnico do Ceará

Legenda: Guto Ferreira à beira do campo comandado o Ceará diante do Jorge Wilstermann, em Cochabamba, na Bolívia
Foto: AIZAR RALDES / AFP

Sem tempo para lamentar, o Ceará volta a campo neste domingo (30) contra o Grêmio, às 16h, em duelo válido pela 1ª rodada da Série A do Campeonato Brasileiro. O confronto será transmitido ao vivo pela TV Verdes Mares.