Ferroviário inicia returno querendo se manter no G-4 da Série C

Tubarão da Barra vem de derrota para o Santa Cruz e precisará defender seu posto no G-4 no início de returno, hoje contra o Botafogo/PB fora de casa, já que a queda de rendimento coral resultou na aproximação dos adversários

Legenda: Marcelo Vilar deixa o clube após 4ª passagem
Foto: Thiago Gadelha

O Ferroviário inicia o returno da Série C do Brasileiro com foco em permanecer no G-4. A equipe do técnico Marcelo Vilar ocupa exatamente a 4ª colocação com 14 pontos e precisa defender seu posto após queda de rendimento nas rodadas finais do 1º turno. O time coral enfrenta hoje o Botafogo/PB às 17 horas no estádio Almeidão, em João Pessoa.

A vantagem do Tubarão da Barra no G4 é de 3 pontos, já que o Paysandu, 5º colocado, tem 11. A pontuação é um sinal de alerta ao Ferrão, que foi derrotado nos últimos dois jogos em casa que fez, para Paysandu (2x0) e Santa Cruz (3x1), período que coincide com a polêmica mudança de mando de campo coral imposta pela CBF, transferindo os jogos do Castelão para o Domingão, em Horizonte. Contra o Papão, o jogo foi no Castelão, mas a decisão já tinha sido oficializada e o clube até protestou com faixas. Já contra o Santa, o jogo já aconteceu no Domingão em Horizonte no último domingo.

Como o jogo é fora de casa, o Ferroviário pode esquecer momentaneamente a revolta e perda de foco e se concentrar exclusivamente no resultado, como aconteceu no último jogo fora de casa, quando bateu o Imperatriz por 2 a 1 no Maranhão. 

Para o duelo, o técnico Marcelo Vilar tem um desfalque certo e um provável estreante. Isso porque, o zagueiro Olávio foi expulso contra o Santa Cruz e agora cumpre suspensão automática. Marcelo Amaral, substituto direto da posição, fica com a vaga. Por outro lado, o meia-atacante Adriano Paulista, contratado na última semana foi regularizado junto a CBF e está apto para entrar em campo. Ele disputa vaga com Siloé.

O meia-atacante Adriano Paulista, em entrevista à TV Ferrão está empolgado em defendeu o clube e espera conquistar o acesso. “Primeiramente, eu gostaria de agradecer a Deus pela oportunidade de vestir a camisa do Ferroviário. Para mim é uma honra muito grande e chego para conquistar o objetivo que é o acesso”, disse o meia coral.

Sobre suas características, Adriano ressaltou sobre as características que quer o técnico Marcelo Vilar. “Sou um meia-atacante bem cooperativo e procuro sempre em ajudar minha equipe, tanto na parte ofensiva e defensiva, tenho uma boa finalização e procurarei dar o meu melhor para ajudar o Ferroviário a conquistar seus objetivos”, disse.

Sobre o jogo, o volante Lucas Hulk fez uma análise de como será o confronto com o Botafogo/PB, destacando que o clube espera se manter entre os 4 primeiros colocados. “A gente acredita que largar independente do turno na frente. Vai ser um jogo difícil, fora de casa, contra um time de muita qualidade. É um jogo de extrema importância para estarmos lidando e temos o objetivo de nos mantermos entre os quatro. Vai ser um jogo bem truncado. Acho que mesmo estando no campo deles, vão ficar atrás da linha da bola, não vão se expor muito. Mas creio que em algum momento do jogo eles vão sair mais e é aí que a gente precisa saber aproveitar”, disse ele.

Ameaçado

Do outro lado, o Botafogo/PB aparece na 9ª posição, dentro da zona de rebaixamento, com oito. O time paraibano acabou no Z2 depois da vitória do rival Treze/PB em cima do Imperatriz/MA e precisa vencer o Ferroviário para ter chances de deixar a zona de rebaixamento. O primeiro time fora do Z2 é a Jacuipense/BA, com 10 pontos.

Para a partida, o Alvinegro da Estrela Vermelha poderá contar com o atacante David Batista, recém-contratado, além de dois retornos importantes. O goleiro Felipe, após cumprir gancho de quatro partidas imposto pelo STJD, e o meia Rodrigo Andrade, retornando de suspensão, estão de volta.

Série C do Brasileiro - 10ª rodada
Almeidão, em João Pessoa (PB)
10 de outubro de 2020 - 17h
Botafogo/PB - Felipe; Marcos Martins, Marcelo Xavier, Rodrigo Andrade e Donato; Juninho, Vitinho, Léo Moura e Everton Heleno; Ramon e Diego Rosa. Técnico: Rogério Zimmermann.
Ferroviário - Nícolas; Gabriel Cassimiro, Marcelo Amaral, Willian Machado e Tiago Costa; Lucas Hulk, Diego Lorenzi, Caíque e André Mensalão; Siloé e William Lira. Técnico: Marcelo Vilar.
Árbitro: Salim Fende Chavez - SP; Assistentes: Herman Brumel Vani- SP e Gustavo Rodrigues de Oliveira - SP; Transmissão: Rádio Verdes Mares e tempo real Diário do Nordeste.