Análise: Longe do melhor futebol, o Ferroviário só empatou

Tubarão da Barra na Série C do Brasileiro. Se tivesse vencido, time coral estaria no grupo de classificação. Agora, aposta todas as fichas nas últimas rodadas

Legenda: Em jogo péssimo, Ferroviário desperdiça chance de entrar no G-4
Foto: JOSÉ LEOMAR

Um confronto direto, jogando em casa e com a competição caminhando para a reta final. Os elementos já dão a dimensão do quanto era importante a vitória no confronto contra a Jacuipense, ontem, no Estádio Domingão, em Horizonte. Entretanto, o Ferroviário fez um jogo muito ruim e não passou do 0 a 0.

Bastava a vitória para que o Tubarão da Barra voltasse ao G-4 do Grupo A da Série C do Campeonato Brasileiro, ao menos provisoriamente. Porém com o resultado de igualdade, o time coral viu a situação ficar mais complicada.

Principalmente pelo fato de que chegou ao quarto jogo seguido sem vitória. Dos últimos 12 pontos, conquistou somente dois. Aproveitamento terrível para quem quer brigar por uma vaga na próxima fase.

Agora com 19 pontos na tabela, o Ferrão pode ver ainda o Paysandu ampliar a vantagem na 4ª colocação - o time paraense enfrenta o lanterna Imperatriz/MA, nesta segunda-feira (16).

O detalhe é que o Papão é justamente o próximo adversário do Ferroviário, próximo domingo (22), no estádio Mangueirão, em Belém. Somente a vitória interessa.

A situação poderia ser muito mais tranquila se o Tubarão da Barra tivesse feito o dever de casa. Só que, no primeiro tempo, o que se viu no Estádio Domingão foi pouca inspiração, nenhuma chance de gol um festival de erros - dos dois lados. Foi um verdadeiro show de horrores.

Na segunda etapa, o técnico Marcelo Villar, bastante insatisfeito com a produção ofensiva da equipe, realizou mudanças, sacando Adriano Paulista, André Mensalão e William Lira para as entradas dos jogadores Caíque, Vitor Xavier e Júnior Batista.

O time conseguiu melhorar, teve postura mais incisiva e melhor produção ofensiva, ameaçando a meta defendida pelo goleiro Jordan. Entretanto, não conseguiu converter a maior posse de bola em gols e amargou um empate muito ruim.

Restando três rodadas para o fim da fase de grupos da Terceirona, o Ferroviário tem a responsabilidade de somar pontos que deixou escapar em jogos como o desse sábado para ter chances de sonhar com a vaga na próxima fase.

Impossível não relembrar do ano passado, quando foi muito bem no primeiro turno, e acabou perdendo força na segunda metade da competição. Isto é algo, aliás, que já vem ocorrendo.

No segundo turno, o Ferroviário tem a 2ª pior campanha, melhor somente que o lanterna Imperatriz/MA. Em seis partidas disputadas, o Tubarão da Barra venceu somente um, empatou dois e perdeu três. Aproveitamento de 27,8%.

O torcedor coral espera ao menos que, neste ano, a equipe possa demonstrar poder de reação nestes últimos jogos para que não se repita o desfecho que já aconteceu e agora a história seja diferente. Será preciso atitude para isso.

Ficha Técnica

Série C do Brasileiro - 15ª rodada
Domingão, em Horizonte (CE)
14 de novembro

Ferroviário 0
Nicolas, Vitão, Jean, William Machado, Madson (Neilson), David (Luiz Henrique), Diego Lorenzi, André Mensalão (Vitor Xavier), Adriano Paulista (Caíque), Esquerdinha, William Lira (Jr. Batista)
Técnico: Marcelo Vilar

Jacuipense 0
Jordan, Railan, Kanu, Railon, Vicente, Peixoto (Matheus), Eudair, Josa (Lucas), Jussimar (Popó), 
Thiaguinho (Ruan Levine), Dinei. Técnico: Jonilson

Árbitro: Thiago Luís Scaraascati (SP). Cartões amarelos: William Machado (Ferroviário) e Peixoto (Jacuipense)

Veja também