Rivais podem decidir campeonato cearense de 2024 nas penalidades máximas
Com o empate em 0 a 0 no jogo de ida da Final do Campeonato Cearense 2024 entre Ceará e Fortaleza, um novo empate neste sábado (6), levará a decisão do título para os pênaltis.
E como apenas uma vez em 31 finais entre os rivais foi definida nos pênaltis - em 2010 com o título para o Fortaleza - uma amostra mais consistente de ambos seria um restrospecto recente das últimas decisões por pênaltis contra outros clubes.
Contando as últimas 5 decisões por pênaltis de cada um, o restrospecto de Fortaleza e Ceará é de mais de derrotas do que vitórias. O Leão venceu duas e perdeu três, enquanto o Ceará venceu uma e perdeu 4.
Últimas 5 decisões do Fortaleza nos pênaltis
2024: Retrô (venceu pela 2ª Fase da Copa do Brasil)
2023: LDU (perdeu pela Final da Sul-Americana)
2021: Bahia (Perdeu pela Semifinal da Copa do Nordeste)
2020: Sport (venceu pelas Quartas de Final da Copa do Nordeste)
2020: São Paulo (perdeu pelas Oitavas de Final da Copa do Brasil)
Últimas 5 decisões do Ceará nos pênaltis
2023: Sport (Venceu pela Final da Copa do Nordeste)
2023: Ituano - (Perde pela 2ª Fase da Copa do Brasil)
2022: Iguatu - (Perdeu pelas quartas do Cearense)
2022: CRB - (Perdeu pela quartas da Copa do Nordeste 2022
2022: São Paulo - (Perdeu pelas quartas da Sul-Americana)
Na mais importante de cada clube, Vovô foi campeão e Leão vice
Ainda que o Fortaleza tenha um retrospecto um pouco melhor nas últimas 5 disputas de pênaltis, a mais importante de cada clube nos últimos anos teve desfecho bem diferente. Enquanto o Vozão foi campeão do Nordeste com Richard protagonista na disputa de pênaltis contra o Sport, o Leão foi derrotado no maior jogo de sua história para a LDU, nos pênaltis, deixando escapar o título da Sul-Americana.
No Vovô, ainda estão no elenco que foi campeão: o goleiro Richard, os volantes Richardson e Guilherme Castilho, o zagueiro David Ricardo e o atacante Janderson. O zagueiro Luiz Otávio também estava naquela decisão, mas ele não joga a final do Cearense por estar contundido.
Nas penalidades contra o Sport, Castilho foi um dos que perdeu sua cobrança, mas Richard pegou dois pênaltis.
No Leão, o grupo é praticamente o mesmo, com muitos tendo atuado naquela final João Ricardo, Tinga, Brítez, Titi e Bruno Pacheco, Lucas Sasha, Zé Welison, Thiago Galhardo, Pochettino, Pedro Augusto, Marinho, Machuca, Lucero e Pikachu.
Na disputa de pênaltis contra a LDU, João Ricardo pegou dois pênaltis, mas viu Romero (que já deixou o clube), Pedro Augusto (teve a bola do título) e Britez, perderem suas cobranças e a chance de título do Leão.
Assim, há personagens dos dois lados que podem ter nova decisão por pênaltis. E conquistar o Cearense nos pênaltis pode ser reafirmação do bom momento alvinegro após 5 eliminações seguidas e traumáticas, só quebrada diante do Sport no Nordestão de 2023, assim como para o Leão, que seria um inédito hexacampeonato, o início de uma retomada de vitórias nas penalidades após o trauma pesado na Sul-Americana.
A única vez no Estadual, deu Leão
Se o torcedor do Leão tem a lembrança amarga recente da Sul-Americana, na única vez em que decidiu o Estadual com o Ceará nos pênaltis ele venceu. Em 2010, aconteceu a única decisão de Campeonato Cearense nos pênaltis da história entre Fortaleza e Ceará. O Tricolor do Pici venceu o rival Ceará por 3 a 1 nos pênaltis e conquistou o tetracampeonato cearense. Foi o 39° título do Leão, à época igualando a marca do Vovô.
No tempo normal, o Vovô venceu por 2 a 1, mas como o Leão tinha vencido o 1º jogo por 1 a 0, o título foi definido nos pênaltis. O goleiro Fabiano foi o herói do título, ao defender duas penalidades.
Paulo Isidoro, pelo Leão e Fabrício, pelo Vovô, marcaram. Guto fez pro Fortaleza, mas Erick Flores perdeu para o Vovô. Bruno de Jesus perdeu para o Leão, mas Ernandes, pelo Ceará, também perdeu. Tatu fez 3x1 para o Leão, e Misael perdeu para o Ceará, com goleiro Fabiano se consagrando.