Inep divulga resultado oficial de pedidos de isenção para Enem 2021

Inscrições devem ocorrer entre 30 de junho e 14 de julho

Legenda: Inep divulga resultado oficial de pedidos de isenção para taxa do Enem 2021
Foto: Agência Brasil

O Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) divulga, nesta sexta-feira (25), o resultado oficial dos pedidos de isenção da taxa do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), após avaliação dos recursos.

Os candidatos devem checar se tiveram o pedido de isenção aprovado na página do participante. O resultado preliminar foi divulgado em 9 de junho e os candidatos não aprovados poderiam entrar com recurso até o último dia 18. 

Têm direito à isenção aqueles que cursaram todo o ensino médio em escola pública ou que foram bolsistas integrais durante toda a etapa educacional. Alunos que estão cursando a última série do ensino médio na rede pública – ou com bolsa de estudo integral  na rede privada –, no ano de 2021, também podem de pedir o benefício.

Os estudantes que faltaram as provas de edição passada precisaram justificar a ausência para solicitar o benefício. O valor da taxa de inscrição é de R$ 85, seguindo o mesmo valor da última edição.

Veja também

Os candidatos pagantes, que são aqueles que não têm direito ou não conseguiram aprovação da isenção da taxa de inscrição, terão até o dia 19 de julho para fazer o pagamento do Guia de Recolhimento da União (GRU) e confirmar a participação na prova.

Inscrição e provas do Enem 2021

O Inep já anunciou que as inscrições do Enem 2021 serão disponibilizadas entre os dias 30 de junho e 14 de julho, por meio da Página do Participante. O órgão também anunciou que 101.100 vagas estarão disponíveis exclusivamente para a versão digital do exame. 

As provas serão aplicadas nos dias 21 e 28 de novembro, tanto na versão impressa como na digital.

O Enem é a maior prova de acesso ao ensino superior do país. Com o resultado do exame é possível ingressar em universidades de diversas formas. Os principais processos seletivos são os dos programas do governo Prouni, Sisu e Fies. Além disso, 50 universidades portuguesas aceitam a nota da avaliação para acesso aos seus cursos de graduação.