Chico Anysio: quase três anos de uma luta incessante

Escrito por Diário do Nordeste Online ,

O ator e humorista, Chico Anysio descobriu em maio de 2009, aos 78 anos, que portava uma séria doença pulmonar obstrutiva crônica (DPOC), chamada enfisema pulmonar.

> Chico Anysio morre aos 80 anos
> Chico Anysio: de Maranguape para o mundo 

Ao descobrir a doença, o humorista desabafou em seu blog: "De um dia para o outro, veio a pneumonia, que, junto com a 'queda', é a maior causa de morte dos idosos. Em dois dias eu envelheci, quando pouco, cinco anos".

A doença do cearense apareceu após décadas de fumo compulsivo.

> Ceará decreta luto oficial de três dias após morte de Chico
> Cid e Luizianne homenageiam 'mestre do humor' 

O artista também chegou a se despedir dos fãs: "Deixo aí nove filhos. Oito homens e uma princesa. Dos oito, pelo menos uns cinco atuam na área do divertimento e isto me agrada muito. Vou sentir saudade de vocês que perderam tempo lendo meus textos, como não há como não sentir falta dos que me acompanharam no geral da vida. A vida está aí para que nós a aproveitemos, mas a verdade é que eu estou de saída. Vou viver em função do meu adorado enfisema".

Na época, Chico foi internado para curar-se de uma pneumonia.

Em 2010

Em agosto de 2010, Chico Anysio deu entrada no Hospital Samaritano com um quadro de hemorragia digestiva, causada por uma infecção no intestino grosso. Na mesma época, o humorista foi diagnosticado com uma nova pneumonia.

Chico foi novamente internado, no dia 2 de dezembro de 2010, com um quadro de falta de ar, e foi diagnosticado com uma obstrução da artéria coronariana. O artista foi submetido angioplastia, um procedimento que desobstrui as artérias.

Durante o período pós-operatório o paciente apresentou novo quadro de falta de ar, tendo sido diagnosticado um tamponamento cardíaco, que acontece quando o sangue se acumula entre as membranas que envolvem o coração.

Em janeiro de 2011, Chico apresentou uma nova pneumonia na base do pulmão direito e logo depois no esquerdo. Após três meses e meio de internação, Chico Anysio teve alta em março do ano passado. O artista passou 110 dias internado por problemas pulmonares.

Última aparição pública

Chico voltou ao hospital em outubro do mesmo ano, por causa de uma crise de dores nas costas. O artista passou cinco dias internado, e teve alta.

Sua última aparição pública aconteceu no mesmo mês, no Festival do Rio. O humorista foi premiado com o prêmio especial do Júri, pelo seu desempenho no "A hora e a vez de Augusto Matraga", do diretor Vinícius Coimbra.

Após 11 dias da sua premiação, no dia 30 de novembro, Chico foi internado vítima de uma infecção no sistema urinário. O ator permanceu por quatro dias no hospital.

Internação

No final de 2011, uma infecção pulmonar fez Chico voltar ao centro de terapia intensiva (CTI) do Hospital Samaritano, e voltou a apresentar sangramento no aparelho digestivo.

A previsão dos médicos, era que o humorista pudesse voltar para casa para curtir as festas de fim de ano com a família. Chico chegou a ter alta, mas após 24 horas foi internado novamente.

Em 2012, Chico continuou lutando pela vida. No início deste ano, Chico permanecia com um quadro que espirava cuidados e não recebeu mais alta.

No último dia 20, o humorista voltou a respirar integralmente com a ajuda de aparelhos e desde então, passou por diversas complicações até sua morte nesta sexta-feira (23).