Grok: X, antigo Twitter, libera IA para todos os usuários
Assim como ocorre com outros chatbots de IA, a versão gratuita tem limitações de uso diário
Para quem gosta de Inteligências Artificiais (IAs) na produção de conteúdo, o X (antigo Twitter) liberou uma nova ferramenta ao mercado. Intitulado Grok, o serviço está disponível para todos os usuários. Inicialmente, a ferramenta — lançada em 2023 e liberada para gerar imagens em agosto — estava disponível apenas para assinantes do "X Premium".
Ao contrário de outras IAs com o recurso criar imagens por meio de textos, o Grok-2 causou polêmica pela falta de diretrizes de segurança e limites na geração de imagens, reproduzido pessoas ou personagens conhecidos e cenas de violência.
Veja também
Assim como ocorre com outros chatbots de IA, a versão gratuita tem limitações de uso diário. Há um limite de geração de 10 imagens de graça a cada duas horas e apenas três imagens podem ser analisadas por dia. Qualquer outra atividade dependerá de assinatura.
A liberação ocorreu silenciosamente. Veículos internacionais especializados em tecnologia revelaram que foram os usuários que perceberam a disponibilidade de acesso.
A xAI, empresa de IA ae Elon Musk, recentemente arrecadou US$ 6 bilhões na última rodada de financiamento. Conforme reportagem do The Wall Street Journal, a companhia está considerando lançar um aplicativo independente para o Grok, algo que os concorrentes ChatGPT, Gemini Google e Claude.AI já têm.
Saiba como usar o 'Grok AI'
Para testar a IA do X, basta acessar o botão da ferramenta no menu localizado na barra lateral da rede social. A opção é representada por um quadrado com uma "/" no meio.
Na página seguinte, há um campo de texto. Basta escrever neste espaço o comando que desejar.
Um fato curioso sobre a ferramente é que ele mostra no topo da página as postagens e links usados como referência para as respostas da IA. Ao clicar nesta seleção, a ferramenta abre uma nova janela que imita uma linha do tempo, mostrando cada uma das publicações.