Banco Neon confirma vazamento de dados, mas nega que 30 milhões de clientes tenham sido afetados

Uma publicação cibercriminosa dava conta da divulgação pública de informações sensíveis, como CPF e fotos de documentos

Escrito por
Redação producaodiario@svm.com.br
(Atualizado às 21:47)
Legenda: Banco Neon alega que adotou as medidas necessárias para cessar quaisquer acessos indevidos
Foto: Divulgação/Neon

O Banco Neon confirmou, nesta quarta-feira (12), que clientes tiveram dados vazados a partir de uma “cópia não autorizada” em um fórum hacker. No entanto, a fintech brasileira negou que mais de 30 milhões de pessoas tenham sido afetadas, como indicavam as primeiras informações sobre o caso. 

Uma publicação cibercriminosa dava conta do vazamento de informações sensíveis de mais 30,8 milhões de clientes. Os dados incluíam informações pessoais, como CPF, CNPJ, telefone e nome da mãe, e financeiras, como renda, saldo, situação na Receita Federal, além de fotos de documentos.

Veja também

Segundo o Neon relatou ao InfoMoney, apenas uma “pequena parcela de clientes” foi afetada, ressaltando que as informações divulgadas não permitiam acessar as contas bancárias, nem realizar transações. 

“A Neon está investigando a alegação de vazamento de dados com tentativa de extorsão realizada nesta manhã e, já deletada, em um fórum hacker”, salientou. O banco afirmou, ainda, que as primeiras investigações indicam que os dados apresentados na postagem nas redes sociais “não são factíveis”.

Clientes foram informados pelo Banco Neon sobre possível vazamento de dados
Legenda: Clientes foram informados pelo Banco Neon sobre possível vazamento de dados
Foto: Reprodução

Veja a nota do banco Neon na íntegra

"A Neon tomou conhecimento da cópia não autorizada de dados de parte dos seus clientes, os quais não permitem acessar as contas bancárias e tampouco realizar transações. A Neon está investigando a alegação de vazamento de dados com tentativa de extorsão realizada nesta manhã e, já deletada, em um fórum hacker. Afirmamos que nas nossas investigações até o momento, os detalhes de informações apresentados na postagem não são factíveis com as informações obtidas e apuradas pela Neon.

Vale ressaltar que assim que tomamos conhecimento do ocorrido, a Neon adotou as medidas necessárias para cessar quaisquer acessos indevidos e realizar a avaliação do cenário, a fim de possibilitar eventual comunicação às autoridades responsáveis e clientes que possam ter sido afetados. A Neon reforça sua preocupação com a segurança e proteção dos dados dos clientes, que são prioridades absolutas para a empresa."

>> Acesse nosso canal no Whatsapp e fique por dentro das principais notícias. 

Assuntos Relacionados