Gestora de escola do Recife relatou crise de ansiedade coletiva ao Samu: 'Tá incontrolável'

Mulher acionou resgate para 26 alunos que passaram mal ao mesmo tempo em escola estadual

Legenda: Caso ocorreu na tarde do último 8 de abril
Foto: Reprodução

A assistente de gestão da Escola de Referência em Ensino Médio (Erem) Ageu Magalhães, no Recife, onde 26 alunos tiveram crise de ansiedade coletiva, chegou a relatar que a situação estava "incontrolável", em ligação ao Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu).

Veja também

"Eu estou com dez alunos com crise nervosa, crise de ansiedade, não sei como lhe dizer. E, assim, tá incontrolável", diz a mulher em áudio obtido pelo Fantástico, da TV Globo.

O acionamento do Samu ocorreu na tarde do último dia 8 de abril, quando o grupo de estudantes apresentou falta de ar, tremor e crise de choro. Na ocasião, uma mãe relatou que "havia gente deitada, tremendo, desmaiada".

No mesmo dia, a diretora do colégio enviou uma mensagem de áudio aos pais em grupo de WhatsApp confirmando o caso. 

"Quando cheguei de uma reunião, às 14h, a sala dos professores estava com seis estudantes passando mal. Mais alguns no refeitório, outros embaixo da rampa. E o pessoal da gestão, coordenação, professores, dando esse apoio aos meninos", relata a diretora.

Ainda na mensagem, a gestora detalhou que a situação só piorava. "E aí, chegou um momento que eu disse: gente, não tem condições de a gente continuar. Nós precisamos chamar o Samu”.

Calendário alterado 

A Secretaria de Educação e Esportes informou, em nota, que os estudantes receberam atendimento médico na unidade escolar e foram liberados após a chegada dos responsáveis. A pasta acrescentou que os alunos estavam em semana de provas e, após o ocorrido, as duas últimas provas da sexta-feira (8) foram canceladas e serão remarcadas.

Também destacou que a escola realiza um trabalho voltado à educação socioemocional dos alunos, incluindo a orientação dos jovens e dos pais sobre o tema.


Assuntos Relacionados