Nordeste supera 272 mil infectados; saldo do Sudeste chega a 271 mil casos

País tem quase 40 mil óbitos, mais de 772 mil doentes e 325 mil recuperados

Escrito por Redação ,
Legenda: Cientistas já testam vacina contra novo coronavírus, além de tratamentos recomendados por pesquisas, como o antiviral remdesevir, bem-sucedido em testes com macacos

O Nordeste tem mais de 272.280 infectados pela Covid-19, saldo acumulado desde a primeira notificação pela Bahia em 6 de março. O saldo dos nove estados da região, lar de quase 30% dos brasileiros, supera o número do Sudeste (271.534 casos), que registrou o primeiro contágio oficial do País, em 26 de fevereiro, em São Paulo.

Desde essa data, o Brasil já contabilizou 772.416 casos de Covid-19, com 39.680 óbitos e 325.395 recuperados. Ainda há 407.341 casos em acompanhamento, segundo o boletim do Ministério da Saúde divulgado na noite desta quarta-feira. Foram 1.274 mil novas mortes e 32.913 casos adicionados em 24 horas. Depois de Nordeste e Sudeste, as regiões mais atingidas pela pandemia são, na ordem, Norte, Sul e Centro-Oeste.

Diversas capitais vivem momento de relaxamento das medidas de quarentena, como reabertura das atividades econômicas e retorno à circulação de pessoas e de veículos, embora o isolamento social tenha sido abaixo do ideal na maior parte do País. Há alertas científicos de que uma retomada antes do controle da doença seja um risco extra a um novo pico de casos, a chamada "segunda onda" de contágios.

O Brasil é o país com o segundo maior número de casos no mundo, atrás dos EUA. Em óbitos, fica em terceiro, atrás dos EUA e Reino Unido. O novo coronavírus apareceu no fim do ano passado, na China, começou se espalhando em janeiro deste ano até virar pandemia (surtos em continentes), provocando uma onda de ordens de "fique em casa" pelo mundo.

Uma vacina está prevista para chegar até o fim do ano, embora haja céticos de que a distribuição mundial conseguirá imunizar a humanidade tão cedo. A Organização Mundial da Saúde (OMS) estima em cinco ano o tempo para o controle da doença.