Agente que matou tesoureiro do PT no Paraná é denunciado por homicídio por 'motivo fútil'

Denúncia foi protocolada nesta quarta-feira (20) pelo MP, que defende que o crime foi motivado por divergências políticas

Escrito por Redação ,
O agente penal Jorge Guaranho está em uma praia. Ele usa um chapéu branco de palha.
Legenda: Jorge Guaranho é agente penitenciário e está sendo acusado de homicídio duplamente qualificado.
Foto: Reprodução/Redes Sociais

O Ministério Público do Paraná (MP-PR) denunciou Jorge Guaranho, policial penal que matou a tiros o tesoureiro do Partido dos Trabalhadores (PT), Marcelo Arruda, em sua festa de aniversário, em Foz do Iguaçu, por homicídio duplamente qualificado por "motivo fútil" e "perigo comum". A denúncia foi protocolada nesta quarta-feira (20).

O órgão entende que o crime foi cometido por "motivo fútil" motivado por divergências políticas. Além disso, defende que também seja levado em consideração o fato de o acusado ter atirado contra a vítima em um local com outras pessoas, colocando-as, também, em risco.

"Embora reconhecendo a evidente motivação política do crime (que caracteriza a qualificadora de motivo fútil), os promotores de Justiça responsáveis pelo processo esclarecem que não há tipificação de crime político na legislação nacional", acrescentou, em nota, o MP-PR.

O Ministério Público explica que, nesse caso, as circunstâncias específicas do crime poderão ser consideradas somente para eventual agravamento da pena, conforme análise do juiz responsável pela sentença.

Veja também

Mais provas

O MP-PR afirmou ainda que aguarda a entrega de cinco laudos solicitados ao Instituto de Criminalística para incluir na denúncia contra Guaranho.

"Caso esses laudos apresentem fatos relevantes que possam motivar alguma alteração na denúncia, o Ministério Público poderá fazer o aditamento da peça processual", escreveu o órgão.

Veja também

Entenda o caso

Marcelo Arruda foi assassinado por Jorge Guaranho no próprio aniversário, no último dia 9 de julho. Ele comemorava a chegada dos 50 anos com uma festa temática alusiva ao PT e ao ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT).

Guaranho invadiu a festa armado, aos gritos de "Aqui, é Bolsonaro", e disparou contra o petista, que era tesoureiro do partido e guarda municipal em Foz do Iguaçu. Antes de morrer, Arruda chegou a revidar os tiros, o que fez Guaranho precisar ser socorrido para um hospital.

No dia 15 de julho, a Polícia Civil concluiu que não houve motivação política na morte de Arruda. À época, a delegada à frente do caso, Camila Cecconello, afirmou que não existiam provas, até aquele momento, de que o crime teria sido cometido simplesmente pelo fato de a vítima ser petista.

Guaranho foi indiciado por homicídio qualificado por motivo torpe e perigo comum. Ele também é investigado em processo disciplinar da Corregedoria-Geral do Departamento Penitenciário Nacional (Depen).

Assuntos Relacionados