Vaticano cancela reuniões do papa após ele apresentar sintomas gripais neste sábado (25)

A saúde de Francisco deteriorou-se nos últimos meses, forçando-o a viajar em uma cadeira de rodas

Escrito por Diário do Nordes/AFP ,
Papa Francisco
Legenda: Papa Francisco chegou a ser submetido a uma tomografia computadorizada
Foto: ANDREAS SOLARO / AFP

As audiências do papa Francisco marcadas para a manhã deste sábado (25) foram canceladas devido a um “leve quadro gripal”, anunciou o Vaticano em um breve comunicado. “As audiências do Santo Padre marcadas para esta manhã foram canceladas devido a um leve quadro gripal”, indicava o texto, sem dar mais detalhes. 

Veja também

O anúncio ocorreu uma semana antes de sua viagem a Dubai, onde o pontífice argentino, de 86 anos, planeja participar da grande conferência anual sobre o clima organizada pela ONU, a COP28. O sumo pontífice fez da defesa do meio ambiente uma das causas do seu papado e agendou um discurso há muito tempo aguardado na COP28, em Dubai, no dia 2 de dezembro.

À tarde, o Vaticano emitiu um segundo comunicado indicando que o papa havia sido submetido a uma "tomografia computadorizada (…) para descartar o risco de complicações pulmonares". "O exame deu resultado negativo, o que tranquilizou os médicos do papa Francisco, que retornou à sua casa no Vaticano", acrescenta o texto.

A saúde de Francisco deteriorou-se nos últimos meses, forçando-o a viajar em uma cadeira de rodas, enquanto continuam as especulações sobre a sua renúncia do cargo, assim como fez o seu antecessor Bento XVI. O chefe da Igreja Católica foi submetido a uma cirurgia no cólon em 2021 e foi hospitalizado duas vezes este ano, uma delas para uma operação no abdômen.


                

Assuntos Relacionados