Ucraniano de 11 anos foge sozinho do país e viaja 1.200 km até a Eslováquia

Criança partiu do lesta Ucrânia apenas com sua mochila, o passaporte e uma sacola plástica; mãe ficou para cuidar da avó

Escrito por Redação ,
Legenda: A ucraniana Julia Pisecka, mãe do menino, agradeceu a todos que cuidaram de seu filho
Foto: Divulgação/Governo da Eslováquia

Em meio ao conflito no leste europeu, o jovem Hassan, de 11 anos, deixou a Ucrânia em busca de segurança na Eslováquia, precisando viajar 1.200 km até o país vizinho. Como a mãe da criança precisou cuidar da avó idosa dele, o menino fez o trajeto sozinho, de acordo com a BBC

A criança fugiu do país apenas com sua mochila, passaporte e uma sacola plástica. Hassan também tinha o número de telefone dos parentes da Eslováquia anotado na mão. 

Legenda: Familiares anotaram número de telefone de parentes da Eslováquia na mão da criança
Foto: Divulgação

O jovem era morador de Zaporizhzhia, cidade ucraniana onde está localizada a usina nuclear que tem sido alvo de bombardeios. No entanto, precisou embarcar em um trem para garantir sua segurança.

Quando finalmente cruzou a fronteira, foi recebido como herói por funcionários da alfândega. A criança também ganhou auxílio de voluntários, assim como água e comiga.

Logo depois, já realizaram contato com os parentes de Bratislava, a capital da Eslováquia. Após a ligação telefônica, os parentes buscaram Hassan.

Veja também

PROTEÇÃO AO FILHO

Em vídeo postado pela polícia eslovaca, a mãe de Hassan, Julia Pisecka, explicou o porquê de colocar o filho sozinho em um trem e ainda agradeceu a todos por cuidar da criança

Muito emocionada, Julia ainda pediu que as crianças ucranianas encontrem um lugar seguro em meio ao conflito.

"Perto da minha cidade está a usina nuclear atingida pelos russos. Eu não podia deixar minha mãe, ela precisa de ajuda para se locomover. Então decidi mandar meu filho para a Eslováquia".
Julia Pisecka
Viúva e mãe de Hassan

Um funcionário do Ministério do Interior da Eslováquia chegou a declarar que Hassan ganhou a todos com seu sorriso, determinação e coragem.

Após realizar a trajetória de 1,2 mil quilômetros sozinho, o ministro Roman Mikulec se encontrou com o garoto na última segunda-feira (7).

Mikulec afirmou que doações para a mãe e a avó de Hassan está sendo feitas através da associação cristã ZKSM. Além disso, explicou que uma proteção temporária na Eslováquia foi pedida.

BOMBARDEIOS

A usina nuclear em Zaporizhzhia é a maior da Europa e foi tomada pelas forças militares russas no último fim de semana. 

Após o caso, o presidente ucraniano Volodymyr Zelensky declarou que havia risco de um desastre maior do que o ocorrido em Chernobyl, em 1986.

Ao todo, mais de 2 milhões de pessoas já fugiram da Ucrânia desde o início do conflito. Conforme a Organização das Nações Unidas (ONU), mais de 1,2 milhão de refugiados seguiram para a Polônia, enquanto a Eslováquia recebeu mais de 140 mil.

 

Assuntos Relacionados