Tropa russa anuncia ter tomado 'controle total' de Kherson, no sul da Ucrânia

Segundo Ministério da Defesa, forças Armadas do país invasor já estão no centro regional da cidade

Escrito por Redação ,
guerra na ucrânia
Legenda: Cidade sofreu uma sequência de bombardeiros nas últimas horas
Foto: AFP

O exército russo anunciou nesta quarta-feira (2) que tomou o controle da cidade de Kherson, no sul da Ucrânia, no início do sétimo dia da invasão iniciada por Moscou contra o país vizinho.

Veja também

"As divisões russas das Forças Armadas tomaram o controle total do centro regional de Kherson", afirmou o porta-voz do ministério da Defesa, Igor Konashenkov.

Porém, o Ministério de Defesa da Ucrânia negou. “De acordo com as informações de nossa brigada, as batalhas estão acontecendo agora. A cidade não está totalmente capturada, algumas partes estão sob nosso controle”.

Poucos minutos antes, às 6h43 GMT (3h43 de Brasília), o prefeito da cidade, Igor Kolikhayev, havia informado que a localidade ainda estava sob controle da Ucrânia, e fez um apelo para a retirada imediata das tropas russas

“Nós não somos militares, mas vou manter a cidade e seu funcionamento enquanto eu puder. Se os soldados russos e sua liderança me ouvirem, peço: saia da nossa cidade, pare de bombardear os civis. Você já pegou tudo o que queria. Incluindo vidas humanas", clamou. 

A cidade e seus subúrbios sofreram nas últimas horas intensos bombardeios. Esta região fica na fronteira com a península da Crimeia, anexada pela Rússia em 2014. 

O exército russo já conquistou o controle do porto de Berdiansk e executa uma grande ofensiva contra Mariupol, também no sul do país.

 

Assuntos Relacionados