Queda de avião de Prigozhin pode ter sido causada por explosão, aponta Inteligência dos EUA
Conforme relatórios preliminares, o acidente pode ter sido causado por uma bomba ou outro dispositivo explosivo colado na aeronave. Há, ainda, a teoria de combustível adulterado
As causas da queda do avião que matou Yevgeny Prigozhin, na Rússia seguem em investigação. Conforme relatórios preliminares da Inteligência dos Estados Unidos e outros países ocidentais, nesta quinta-feira (24), o acidente pode ter sido causado por uma bomba ou outro dispositivo explosivo colado na aeronave. Há, ainda, a teoria de combustível adulterado.
As informações são do jornal O Globo. O chefe do grupo Wagner estava a bordo da aeronave com outras nove pessoas, nesta quarta-feira (23). Ainda não há um relatório final o que provocou o incidente com veículo que estava a caminho de São Petersburgo.
Também não foi detectado o lançamento de nenhum míssil ou armamento que possa ter causado o acidente.
A Inteligência norte-americana, contudo, ainda não confirmou a morte de Priozhin, embora, outras entidades já atenham confirmado. O grupo Wagner também não confirmou a morte de seu líder.
Veja também
Ordem de Putin
Ao New York Times, autoridades da Europa e dos Estados Unidos, que não quiseram se identificar, informaram que a ordem de morte do líder do grupo paramilitar partiu de Vladimir Putin, presidente russo.
Para Putin, o motim protagonizado por Prigozhin, em junho, contra a contra a cúpula militar do Kremlin foi um dos maiores desafios de todo o governo do ditador.
Como ocorreu a queda
Um vídeo mostra o momento em que o avião Embraer Legacy 600 com o líder do Grupo Wagner, Yevgeny Prigozhin, a bordô caiu, nesta quarta-feira (23), na região de Tver, na Rússia. A bordo haviam dez pessoas, ninguém sobreviveu.
Nas imagens é possível ver o avião caindo do céu e populares gritando com o ocorrido. Conforme as agências Ria Novosti, TASS e Interfax, o voo seria entre Moscou e São Petersburgo.
Quem foi Yevgeny Prigozhin