Israel inicia 'ofensiva diplomática' em resposta a ataque do Irã

Chanceler israelense pediu a grupo de nações que adotem sanções contra o país islâmico

Escrito por Diário do Nordeste/AFP ,
O Ministro das Relações Exteriores de Israel, Israel Katz, faz seu discurso durante a 60ª Conferência de Segurança de Munique (MSC) no Bayerischer Hof Hotel em Munique, sul da Alemanha, em 16 de fevereiro de 2024. Israel inicia 'ofensiva diplomática' em resposta ao ataque do Irã
Legenda: Israel Katz é membro da coalizão de governo de extrema-direita de Benjamin Netanyahu e defende uma linha dura contra o Irã
Foto: TOBIAS SCHWARZ / AFP

Israel anunciou, nesta terça-feira (16), que iniciou uma "ofensiva diplomática" contra o Irã, em resposta aos ataques realizados pelo país islâmico, que lançou mais de 200 drones contra o território israelense no último sábado (13).

O ministro das Relações Exteriores, Israel Katz, detalhou que pediu a 32 países que adotem sanções contra a Guarda Revolucionária da República Islâmica e seu programa de mísseis. 

"De modo paralelo à resposta militar ao lançamento de mísseis e de drones, estou liderando uma ofensiva diplomática contra o Irã", escreveu na rede social X, antigo Twitter.

Veja também

O gestor, membro da coalizão de governo de extrema-direita de Benjamin Netanyahu, muito próximo ao primeiro-ministro e membro de seu partido, Likud, defende uma linha dura contra o Irã.

Esta manhã, enviei cartas a 32 países e conversei com dezenas de ministros das Relações Exteriores e personalidades de todo o mundo para pedir a imposição de sanções ao projeto iraniano de mísseis e que a Guarda Revolucionária seja declarada uma organização terrorista."
Israel Katz
Ministro das Relações Exteriores

Na ocasião, o chanceler não especificou a quais governos solicitou sanções contra a Guarda Revolucionária, que está na lista de organizações terroristas dos Estados Unidos e é alvo de sanções da UE.  

"Temos que parar o Irã agora, antes que seja tarde demais", afirmou Katz, após o ataque de sábado à noite executado por Teerã, com uma série de mísseis e drones, que segundo o Exército israelense foram interceptados em 99%.

O comandante do Estado-Maior israelense, o general Herzi Halevi, prometeu, na segunda-feira (15), que o país responderá ao ataque do Irã, apesar dos pedidos de várias nações, incluindo o maior aliado, Estados Unidos, para evitar uma escalada no Oriente Médio, onde Israel está em guerra com o movimento islamista palestino Hamas na Faixa de Gaza há mais de seis meses.

Assuntos Relacionados