Influenciadora vegana morreu após infecção devido à dieta de frutas cruas, diz mãe
A mulher de 39 anos passou cerca de quatro anos sem beber água, conforme amigos e familiares
A influenciadora russa vegana Zhanna Samsonova, de 39 anos, morreu após consumir exclusivamente uma dieta baseada em frutas exóticas e cruas da Malásia, segundo a mãe dela. A mulher morreu em 21 de julho, na Tailândia. Ela era conhecida por milhares de seguidores nas redes sociais. As informações são do New York Post.
A mãe da mulher disse que a filha morreu de uma "infecção semelhante à cólera". Contudo, a causa oficial da morte não foi divulgada. Segundo ela, a filha possuía uma “dieta vegana completamente crua” nos últimos quatro anos, consumindo apenas “frutas, brotos de sementes de girassol, smoothies de frutas e sucos”.
A influenciadora dizia que seu regime de alimentos crus foi supostamente inspirado ao ver “colegas” que pareciam muito mais velhos do que suas idades. Ela atribuía a aparência a dietas com "comidas não saudáveis".
A família de Samsonova aguarda um relatório médico e um atestado de óbito que determinará a causa oficial de sua morte.
Veja também
Dieta crua
Ela usava a mídia social para divulgar a doutrina de dieta crua. “Como comida simples, embora tenha muita experiência como chef de alimentos crus. Adoro criar minhas próprias receitas e inspirar as pessoas a comerem de forma mais saudável”, descrevia nas redes sociais.
Um estudo publicado em julho no Journal of Nutrition descobriu que 100% dos participantes em uma dieta vegana crua ingeriam menos do que os 2,4 microgramas recomendados de vitamina B12 por dia.
Embora traga benefícios, incluindo perda de peso, melhora da saúde do coração e menor risco de diabete, há desvantagens nesse regime, especialmente quando não é bem-planejado e indicado por um profissional de saúde, de acordo com a Healthline.
Amigos da influenciadora informaram que os hábitos alimentares da mulher se tornaram preocupantes nos últimos meses de vida. "Eu morava um andar acima dela e todos os dias temia pela sua vida. Eu a convenci a procurar tratamento, mas ela não resistiu", disse.