Iate usado por princesa Diana e namorado Dodi Al-Fayed naufraga após colisão, na França

Embarcação foi utilizada pela britânica durante o último verão antes de morrer

Escrito por Redação ,
Montagem mostra imagem da princesa Diana ao lado de foto do iate Cojo após naufrágio, registrado em 299 de julho de 2023
Legenda: Embarcação ficou famosa a partir de 1997, após a antiga monarca ser fotografada, ao lado do então namorado, a bordo do veículo
Foto: AFP/Gendarmerie des Alpes-Maritimes

O iate usado pela princesa Diana afundou no Mar Mediterrâneo, após colidir contra um objeto não identificado. O veículo, que pertenceu ao empresário egípcio Dodi Al-Fayed, ex-namorado da britânica, bateu próximo à Beaulieu-sur-Mer, na Riviera Francesa, e naufragou, conforme informações divulgadas pelo jornal The Sun nessa quinta-feira (3).

Havia sete pessoas na embarcação no momento do incidente, registrado no último sábado (29). Segundo o tabloide, todas foram resgatadas ilesas. Mesmo com as tentativas de manter a embarcação na superfície, ela acabou afundando.

Veja também

O iate Cojo, como era chamado, ficou famoso a partir de 1997, após a princesa Diana ser fotografada nele ao lado do então namorado, Dodi Al-Fayed. As imagens estamparam diversos jornais pelo mundo. Semanas depois, em 31 de agosto, ambos morreram em um acidente de carro durante uma perseguição de paparazzi na capital francesa, Paris. 

Iate Cojo, naufragado após colisão em 29 de julho de 2023, no Mar Mediterrâneo
Foto: reprodução/Gendarmerie des Alpes-Maritimes

Ainda conforme o jornal britânico, o atual proprietário da embarcação estava no comando dela, quando aconteceu o acidente. Ele teria tentado bombear a água para fora do veículo, mas não conseguiu, conforme a mídia local. Um rebocador chegou a auxiliar a tripulação, mas não foi possível evitar o naufrágio. 

Quando os serviços de emergência chegaram ao local do acidente, a proa do iate já estava parcialmente submersa, com algumas cabines inundadas.

Após a morte de Dodi, o barco ficou em desuso, conforme o The Sun. Nos anos seguintes, ele foi restaurado por um familiar do empresário, ao custo de 800 mil euros (cerca de R$ 4,2 milhões). Em 2020, ele foi leiloado e comprado por uma família italiana, pelo valor de 171 mil libras esterlinas (mais de R$ 1 milhão), ainda segundo o tabloide.

Além de Diana, a embarcação chegou a transportar estrelas como Brooke Shields, Clint Eastwood, Tony Curtis e Bruce Willis, durante os anos de 1990. 

Assuntos Relacionados