Universidade de Oxford testa ivermectina como possível tratamento para Covid-19

O estudo "Principle" visa ajudar a recuperação de pacientes em situações não hospitalares. Porém, ainda não há como garantir que o fármaco tenha eficácia contra o vírus

Legenda: Em sua versão para humanos, a ivermectina age como vermífugo, promovendo a eliminação de parasitas do corpo
Foto: Divulgação

A Universidade de Oxford anunciou nesta quarta-feira (23) que está testando a ivermectina, medicamento antiparasitário, para possível tratamento para a Covid-19. O estudo "Principle" visa ajudar a recuperação de pacientes em situações não hospitalares. Porém, ainda não há como garantir que o fármaco tenha eficácia contra o novo coronavírus. As informações são da CNN.

Veja também

Os pesquisadores farão a comparação de quadros clínicos de pessoas sintomáticas da Covid-19 que tomarem a ivermectina para tratamento e de quem não tomou. Os voluntários serão pacientes do sistema público de saúde do Reino Unido.

De acordo com a instituição, o medicamento antiparasitário resultou na redução de replicação do vírus durante os estudos de laboratório. 

Em um piloto feito, acrescentou a Universidade de Oxford, mostrou que administrar o fármaco antecipadamente poderia diminuir a carga viral e o período dos sintomas em alguns pacientes diagnosticados com quadro clínico leve da doença.

Antibióticos ineficazes

A pesquisa financiada pelo governo britânico também realizou testes com os antibióticos azitromicina e doxiciclina. Em janeiro deste ano, divulgou que eles são ineficazes de maneira geral em estágios iniciais da Covid-19.

Mesmo que a Organização Mundial da Saúde (OMS) e reguladores da Europa e da América tenham se mostrado contra o uso da ivermectina em pacientes infectados pela doença, ela está sendo usada de modo "off-label". 

O método significa quando o uso do remédio não é previsto oficialmente para o tratamento da enfermidade pela bula, mas o médico decide receitá-lo. No caso, o "off-label" está acontecendo no Brasil e na Índia.

Ao incluir a ivermectina em um estudo de grande escala como o Principle, esperamos gerar evidências robustas para determinar o quão eficiente o tratamento é contra a Covid-19, e se há benefícios ou prejuízos associados ao seu uso.
Chris Butler

Excluídos da pesquisa

Pessoas que apresentem condições graves do fígado, ou que tomem algum anticoagulante varfarina, ou que outros remédios que interajam com a ivermectina, serão excluídos da pesquisa.

A ivermectina é o sétimo fármaco a ser testado no estudo "Principle". Atualmente, explicou a Universidade de Oxford, está sendo avaliado ao lado do antiviral favipiravir.


Assuntos Relacionados