Ivermectina não tem eficácia contra a Covid-19, aponta farmacêutica produtora

Não há base científica para o uso do remédio em tratamento contra a doença

Escrito por Redação ,
ivermectina
Foto: Luis ROBAYO / AFP

A empresa Merck, farmacêutica alemã responsável pela produção da ivermectina, afirmou que o medicamento não tem eficácia contra a Covid-19, em comunicado divulgado nesta quinta-feira (4). 

A ivermectina é um vermífugo que também não teve eficácia comprovada contra o coronavírus pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa). Para impedir a compra indiscriminada do medicamento, que têm sido divulgado como potencialmente benéfico no combate à doença, a Anvisa chegou a proibir a venda sem receita.

Veja também

A farmacêutica Merck ressaltou que não há base científica para efeito terapêutico potencial contra a Covid-19 em estudos pré-clínicos ou evidência significativa para eficácia clínica em pacientes com a doença. A falta de dados de segurança nos estudos desenvolvidos até agora é preocupante, conforme o anúncio. 

"Os cientistas da empresa continuam a examinar cuidadosamente as descobertas de todos os estudos disponíveis e emergentes de ivermectina para o tratamento de COVID-19 para evidências de eficácia e segurança", afirmou a empresa. 

Em julho, a Anvisa também divulgou comunicado sobre o vermífugo, indicando que não há medicamentos aprovados para prevenção ou tratamento da Covid-19 no Brasil. A orientação da agência é seguir a indicação da bula do remédio e procurar orientação médica

A ivermectina é aprovada e indicada para o tratamento de doenças como estrongiloidíase intestinal e oncocercose, causadas por parasitas.

Assuntos Relacionados