Robô Perseverance pousa com segurança em Marte após sete meses de viagem espacial, informa Nasa

O Perseverance sobreviveu aos "sete minutos de terror" da perigosa manobra que precederá seu pouso

Marte
Legenda: Foram sete meses de viagem espacial
Foto: Nasa

A Nasa (agência espacial americana) informou nesta quinta-feira (18) que o veículo robô Perseverance pousou na superfície de Marte após superar com sucesso uma perigosa fase de aproximação do solo marciano, conhecida como "sete minutos de terror". Pouso ocorreu às 17h55 no horário de Brasília. 

"Pouso confirmado", disse a líder das operações Swati Mohan, enquanto a equipe de controle da missão na sede do Laboratório de Propulsão a Jato da Nasa explodia de alegria.

A viagem feita pelo robô, que é um dos mais sofisticados do mundo, foi de quase 480 milhões de km e começou em julho de 2020.  O Perseverance sobreviveu aos "sete minutos de terror" da perigosa manobra que precederá seu pouso.

O local escolhido, a cratera de Jezero, é o local de pouso mais perigoso já tentado. Em sete minutos, o veículo conseguiu passar de uma velocidade de 20.000 km/h para 0. 

Veja as primeiras imagens feitas pelo robô

Perseverança por respostas sobre vida fora da terra

Sete meses de viagem espacial, décadas de trabalho e bilhões de dólares investidos para responder a uma única pergunta: a vida já existiu em outro lugar que não a Terra? A NASA tenta responder a esta pergunta com a aterrissagem nesta quinta-feira (18) de seu mais recente rover, o Perseverance. 

"Viagem a Marte 99,9% concluída", tuitou a agência espacial dos EUA na quinta-feira. "A parte mais perigosa vem no final: os últimos sete minutos".

Pela primeira vez, a missão da agência espacial americana tem o objetivo explícito de encontrar vestígios de vida antiga no Planeta Vermelho, coletando cerca de 30 amostras de rochas ao longo de vários anos.

Elas serão trazidas à Terra em uma missão planejada para a década de 2030 para serem analisadas e talvez se possa, enfim, responder "uma das questões que nos acompanha há séculos, a saber: estamos sozinhos no Universo?", explicou na quarta-feira Thomas Zurbuchen, administrador associado da NASA.

O robô

Perseverance é o maior e mais complexo veículo já enviado para Marte. Construído no Laboratório de Propulsão a Jato (Jet), na Califórnia, pesa uma tonelada e está equipado com um braço robótico de quase dois metros e 19 câmeras.


Assuntos Relacionados