Robô da Nasa encontra matéria orgânica em Marte

O robô foi lançado em 2020 com o objetivo de buscar vestígios de vida

Legenda: Perseverance teve a amostra analisada pelo dispositivo SHERLOC
Foto: divulgação/NASA

O robô explorador chamado Perseverance, criado pela Nasa, encontrou matéria orgânica em Marte, segundo informou a revista científica Nature nessa quarta-feira (12). Lançado em 2020, ele tem o propósito de buscar vestígios de vida no planeta vermelho.

A publicação, no entanto, não revelou qual ou quais moléculas foram encontradas na matéria orgânica. Ainda em 2022, o robô chegou a encontrar sinal de possível vida microbiana em Marte.

Veja também

Segundo a revista, o material deste ano foi achado na Cratera Jazero, local em que o Perseverance pousou em 2021. A suposição inicial é que o ciclo geoquímico de formação do planeta é mais complexo do que o imaginado inicialmente.

Até então, existem três hipóteses para explicar o achado, no que se acredita ter sido um lago há bilhões de anos. São elas: a interação entre a água e a rocha, depósitos de poeira interplanetária ou colisão de meteoros.

Análise minuciosa

O instrumento utilizado para a análise foi chamado de Sherloc, capaz de mapear e detalhar o que foi encontrado de minerais de moléculas orgânicas. No total, 10 alvos foram definidos para examinar, e em todos se detectaram moléculas orgânicas.

O objetivo é não somente entender a formação do astro, mas analisar a história dos processos geológicos que moldaram Marte nos últimos anos. Além disso, o desejo seria o de interpretar o potencial do planeta ter hospedado vida.