Planeta mais brilhante já identificado fora do Sistema Solar é descoberto por astrônomos

Fora do Sistema Solar, ele reflete cerca de 80% da luminosidade emitida pela estrela que orbita

Legenda: As imagens divulgadas são uma simulação artística do exoplaneta
Foto: ESA/Divulgação

O planeta mais brilhante já identificado fora do Sistema Solar teve a descoberta anunciada pelos cientistas, conforme informações divulgadas pela Agência Espacial Europeia (ESA). No planeta em questão, segundo aponta a análise científica deste mês, chamas estão por toda parte e a chuva é de titânio.

O exoplaneta está localizado a mais de 260 anos-luz da Terra, refletindo cerca de 80% da luminosidade emitida pela estrela que orbita. As observações são do telescópio europeu Cheops (Characterising ExoPlanet Satellite).

Com a descoberta, o planeta se torna o primeiro a igualar o brilho de Vênus, atualmente o que mais se destaca no céu, além da Lua. Encontrado em 2020, o LTT9779b tem o mesmo tamanho de Netuno.