Planetas são pequenos e rochosos ou maiores que Júpiter
Passou de cinco mil o número de planetas fora do sistema solar que foram captados por telescópios espaciais da Nasa. A descoberta mais recente, anunciada nessa segunda-feira (21), indica um novo lote de 65 exoplanetas. Segundo a Nasa, "isto é apenas uma fração das prováveis centenas de bilhões em nossa galáxia".
Os planetas fora da família solar imediata incluem mundos pequenos e rochosos, como a Terra, gigantes gasosos "muitas vezes maiores que Júpiter e Júpiteres quentes" em órbitas próximas em torno de suas estrelas.
Entre os exoplanetas, existem ainda "super-Terras", que são possíveis mundos rochosos maiores que o nosso, e “mini-Netunos”, versões menores do Netuno do sistema solar.
A Nasa também destaca que o lote inclui planetas orbitando duas estrelas ao mesmo tempo ou restos colapsados de estrelas mortas.
"Não é apenas um número. Cada um deles é um mundo novo, um planeta totalmente novo. Fico animado com cada um porque não sabemo nada sobre eles", pondera o líder do Instituto de Ciências de Exoplanetas da Nasa, Jessie Christiansen.
Descobertas
O Telescópio Espacial Romano Nancy Grace, com lançamento previsto para 2027, fará novas descobertas de exoplanetas usando uma variedade de métodos.
Já a missão Ariel da Agência Espacial Européia (ESA), previsto para 2029, observará atmosferas de exoplanetas, enquanto um pedaço de tecnologia da NASA a bordo, chamado CASE, ajudará a se concentrar em nuvens e neblinas de exoplanetas.