Ceará é finalista com muito mérito

O Vozão ganhou. E ganhou de uma forma muito consciente. Guto optou por um modelo mais prudente, deixando na frente Rick e Clebão. O Fortaleza passou a exercer o controle de bola com troca de passes. Mas não conseguia criar oportunidades de gols. Na primeira conclusão do Ceará, só aos 23 minutos, Klaus marcou Ceará 1 a 0. E Rick ainda teve a chance de aumentar aos 47 minutos. Na proposta alvinegra, desempenhos positivos mais visíveis de Fernando Sobral e Vina. Na fase final, o rigor tático do Ceará permaneceu intacto. O Fortaleza subiu todo. Fez entrar Romarinho. O Ceará organizou contra-ataques e teve tudo para ampliar com Leandro Carvalho, Clebão e Lima. O Fortaleza foi para o tudo ou nada com Yuri, Tinga, Wellington Paulista e Cariús. Nada feito. Reta final com o Ceará fechado, hermético, consciente. O Leão teve o melhor momento para empatar com Yuri que tirou tinta da trave. O Ceará, com energia renovada pela entrada de Lima, Sóbis, Alyson e William Oliveira, segurou impecável a vantagem no placar. Justa vitória alvinegra porque fiel ao esquema montado pelo seu treinador. Finalista, com muito mérito.

>Veja mais notícias, análises e entrevistas sobre o Clássico-Rei

Sede

A cidade de Fortaleza para sediar uma Copa do Nordeste teria de esperar pela volta do PV, ora utilizado como Hospital de Campanha na luta contra a pandemia do coronavírus. O palco principal seria o Castelão, tendo como opções o Estádio Presidente Vargas e o Domingão em Horizonte.

Dos clubes

Os Estádios Alcides Santos, Carlos de Alencar Pinto e Elzir Cabral poderiam também compor o leque de opções. Mas, como são estádios menores, certamente os clubes visitantes poderiam fazer restrições. De qualquer forma, as praças estão aí. Eu entendo que, para jogos menos importantes, atenderiam perfeitamente bem.

Clássicos

Assim como ocorreu com o clássico Fortaleza x Ceará, que foi disputado ontem em Salvador, os demais clássicos do Nordeste poderiam também ter outros cenários que não apenas o cenário doméstico. Aqui poderia haver Vitória x Bahia, Sport x Santa Cruz, ABC x América... Seria uma atração diferente, máxime quando houver a liberação para a presença do público nos estádios.

Veja também