Até 3 empresas poderão confirmar investimentos em hidrogênio verde no início de 2024, diz secretário

Decisões finais de investimento deverão ser anunciadas no começo do próximo ano após processo de estudos de viabilidade

Legenda: Até 3 empresas poderão completar estudos e garantir investimentos em H2V em 2024
Foto: Shutterstock

O Ceará poderá ter a confirmação de 3 investimentos em hidrogênio verde até o começo do próximo ano. Segundo o secretário executivo da indústria no Governo do Estado, Joaquim Rolim, três projetos já em estudo no Estado deverão ter a publicação do "Final Investiment Decision" (decisão final de investimento, em inglês) já começo de 2024, o que pode garantir o aporte de bilhões de dólares na economia cearense para a produção do novo combustível. 

Apesar da perspectiva positiva, o representante da Secretaria de Desenvolvimento Econômico do Estado (SDE) não revelou quais empresas estariam na lista de confirmação ou não dos planos de investimento. A publicação do FID serve para apontar ou não a decisão de investir (como aponta a sigla) em projeto que já vem passando por estudos de viabilidade. 

Avaliando o estágio atual do mercado, o Ceará já tem algumas empresas mais adiantadas para aplicação de projetos em hidrogênio verde, como a portuguesa EDP, que lançou um projeto-piloto em janeiro, e a australiana Fortscue. 

"A gente tem conversado com várias empresas e elas devem tomar a decisão no ano que vem. Pelo menos duas ou três já nos anunciaram que devem publicar o FID. Mas ele pode ser negativo ou positivo, dependendo dos estudos. O que a gente pode dizer é que os estudos estão muito otimistas e entendendo que há a possibilidade de sair as decisões finais de investimento no ano que vem", disse Rolim.

A perspectiva foi corroborada pelo secretário de desenvolvimento econômico do Ceará, Salmito Filho. "Esse é o nosso desejo (de ter 3 empresas confirmando investimento no próximo ano)", disse.

"E esse é o objetivo do Governo, e é o nosso trabalho enquanto secretário de desenvolvimento econômico, seguindo a orientação do governador Elmano, temos de avançar com esses memorandos, transformando em investimento, estudos de viabilidade, para que os investimentos possam começar a acontecer", completou. 

Veja também

Contratos de compra e venda 

O secretário executivo da SDE também comentou a relevância dos contratos de compra com grandes compradores como fator de impulsão dos investimentos em hidrogênio verde no Ceará. Como a coluna já antecipou, a EDP tem intenção de participar de um leilão do governo alemão para venda de H2V na forma de amônia ainda em 2023. 

"Um fator importante é garantir um contrato de venda com um off-taker. Tem várias oportunidades e as interações diretas entre compradores e produtores é que vai acelerar esse processo do hidrogênio verde. A venda concretizada facilita a definição, mas cada vez mais ficamos otimistas com nosso trabalho dessa governança pública para os investidores fiquem mais confortáveis", comentou Rolim. 

Relações com a Alemanha

As declarações foram feitas durante evento de recepção de uma comitiva de empresários e membros do governo da Alemanha à sede da Fiec (Federação das Indústrias do Estado do Ceará) na última quinta-feira (16). Rolim ressaltou que os alemães gostaram muito dos projetos apresentados no Ceará, além das estruturas do Porto do Pecém e da ZPE (Zona de Processamento de Exportação), e que a visita pode ajudar a estreitar laços entre o Ceará e o país europeu. 

"Essa comitiva é muito representativa e tem entidades de peso do setor de energia e hidrogênio verde. E cada vez que eles fazem uma interação e elas têm sido cada vez mais frequentes e eles evidenciam o que a gente falou antes em reuniões e congressos e que isso é verdade", afirmou.

A visita da comitiva faz parte do projeto H2Brasil, que integra a Cooperação Brasil-Alemanha para o Desenvolvimento Sustentável e é implementado pela GIZ Brasil e pelo Ministério de Minas e Energia (MME) e financiado pelo Ministério Federal da Cooperação Econômica e do Desenvolvimento (BMZ na sigla em alemão). 

O H2Brasil apoia o Portal Hidrogênio Verde realizado pela Aliança Brasil-Alemanha, formada pelas Câmara Brasil-Alemanha de São Paulo e Câmara Brasil-Alemanha do Rio de Janeiro.