Quais exercícios para perder gordura funcionam? Especialista explica treinos e dicas

Professor detalha o tempo e quais modalidades são mais indicadas para quem quer reduzir gordura

Legenda: Educador físico aconselha, pelo menos, 60 minutos de atividades aeróbicas e a prática de 8 a 10 exercícios de musculação para quem quer perder peso
Foto: Shutterstock

É consenso entre profissionais da área da saúde que quem quer emagrecer deve buscar o déficit calórico e praticar atividade física regularmente. Mas quanto tempo de exercício é ideal ser realizado e existe uma modalidade mais indicada para quem deseja queimar gordura?  

O professor doutor em Educação Física, adjunto da Universidade Federal do Ceará (UFC), Victor Coswig, explica que, de forma geral, é recomendado para quem quer perder gordura a prática de exercícios aeróbicos aliados a atividades de musculação

O especialista lembra que, apesar dessas orientações gerais, é preciso considerar fatores individuais como preferência e disponibilidade. “É absolutamente possível considerar modalidades esportivas, ginásticas e outras, individuais ou em grupos para contribuir com o processo”. 

Veja também

Sobre o tempo ideal de exercícios, ele afirma ser aconselhado, pelo menos, 60 minutos de atividades aeróbicas e a prática de 8 a 10 exercícios de musculação. Essa duração também pode ser ajustada, segundo o especialista, de acordo com a disponibilidade da pessoa. Por exemplo, aumenta a intensidade e reduz o tempo. 

“Mais uma vez, um profissional pode facilmente ajustar essa duração de acordo com a disponibilidade de cada pessoa. Por exemplo, é possível estruturar treinos de maior intensidade com duração de 20-30 minutos, por exemplo”. 
Victor Coswig
Professor doutor em Educação Física

Exercício para queimar gordura abdominal? 

Apesar de existirem exercícios localizados, não é possível controlarmos de qual parte do corpo a gordura será eliminada primeiro. Conforme o professor, não existe então determinada atividade que seja mais indicada para reduzir medidas específicas do corpo. 

Quando se fala de gordura visceral, Victor detalhe que não há consenso na literatura, mas existem indicações de exercícios mais intensos e de força podem ter maior impacto nela.  

“Vale lembrar que esta é diferente da gordura superficial que se deposita na região do abdômen, os "pneusinhos". Infelizmente, não existe até o momento estratégia para focar em uma região específica”. 

Treinos de HIIT são mais indicados para perder gordura? 

O especialista ressaltou que uma revisão recente indica que os HIIT (Treino Intervalado de Alta Intensidade) podem ser mais efetivos para reduzir a circunferência da cintura de pessoas com sobrepeso ou obesidade.  

Já em relação ao peso corporal e percentual de gordura, Victor aponta que não há diferença significativa entre esse modelo e os exercícios aeróbicos. “Mesmo que exista, essa diferença não parece ser determinante para o processo de emagrecimento e, novamente, outras modalidades e a combinação delas pode ser interessante”. 

Veja também

E qual exercício escolher? 

O professor recorda que o processo de emagrecimento é algo complexo, multifatorial e precisa ser pensado além do curto prazo. Por isso, na hora de escolher a atividade física é preciso observar, além da eficácia, fatores que se relacionam com a aderência e a regularidade ao processo.  

“Associar o programa de treinamento com atividades prazerosas e alternar estímulos e modalidades ao longo do tempo pode ser interessante”, diz. 

Também é possível, conforme o professor, encontrar bons resultados na musculação. Victor destaca que a modalidade ajuda tanto no gasto energético quanto na manutenção da massa muscular.  

“Isso é importante para manutenção da saúde e para limitar essa redução do metabolismo que tende a acontecer com a perda de peso”.