O processo de emagrecimento não é uma tarefa fácil para muitos de nós. Na busca para conferir se os esforços de seguir um plano alimentar com déficit calórico e uma rotina de exercícios estão dando certo, há quem recorra constantemente à balança. Mas será se hábito é o melhor para checar tais resultados?
Essa medida, por algumas vezes diária, pode não refletir a realidade do objetivo. A nutricionista Andressa Chagas explica que a variação de peso de um dia para outro é mínima e o hábito pode acabar gerando frustração e levando o paciente a desistir do processo de emagrecimento.
Veja também
A especialista reforça que, até mesmo no período de um dia, o peso pode alternar. Ela relata que a alimentação, evacuação, retenção hídrica, suor e até a ingestão de água são fatores que propulsionam essa oscilação. Por isso, nem sempre uma redução na balança significa necessariamente perda de gordura.
“Perder peso corporal é diferente de perder gordura corporal. Quando você perde peso, não significa necessariamente que perdeu gordura. Essa perda de peso pode ter sido em maior parte de líquidos e até de massa magra (músculos) e não de tecido adiposo (gordura)”.
Um detalhe curioso para quem ama se pesar na balança é que é possível emagrecer sem que haja nenhuma variação de medida. Isso ocorre, segundo a nutricionista, porque durante o processo a pessoa pode perder gordura e ganhar massa magra.
“O peso de balança sozinho nunca será uma métrica fidedigna para saber se você perdeu gordura ou não. O nosso corpo é formado por um conjunto de componentes: água, ossos, músculos e gordura corporal. Às vezes, o que pode acontecer é de você perder percentual de gordura e ganhar massa magra (músculo) e seu peso aumentar na balança”.
Para quem necessita de ter algo para checar se os processos estão no caminho que gostariam, Andressa Chagas aconselha os pacientes a comparar fotos ou experimentar alguma roupa que ficava mais apertada e começou a servir novamente. “Aquela foto onde você observa total diferença no seu corpo. Esses parâmetros são reais e oficiais para saber se de fato você está emagrecendo, pois observamos medidas”.
Veja também
De acordo com a especialista, existe sim um horário ideal para subir na balança. Andressa aconselha escolher um dia da semana, sugere que não seja a segunda-feira, sempre no turno da manhã e em jejum.