É errado se pesar todos os dias? Veja quatro dicas para checar emagrecimento

Especialista explica que o peso pode variar até no período de um dia, por isso, subir todo dia na balança pode não ser estimulante para quem quer emagrecer

Legenda: Nutricionista aconselha se pesar pela manhã e em jejum, mas apenas uma vez por semana
Foto: Shutterstock

O processo de emagrecimento não é uma tarefa fácil para muitos de nós. Na busca para conferir se os esforços de seguir um plano alimentar com déficit calórico e uma rotina de exercícios estão dando certo, há quem recorra constantemente à balança. Mas será se hábito é o melhor para checar tais resultados?

Essa medida, por algumas vezes diária, pode não refletir a realidade do objetivo. A nutricionista Andressa Chagas explica que a variação de peso de um dia para outro é mínima e o hábito pode acabar gerando frustração e levando o paciente a desistir do processo de emagrecimento. 

Veja também

A especialista reforça que, até mesmo no período de um dia, o peso pode alternar. Ela relata que a alimentação, evacuação, retenção hídrica, suor e até a ingestão de água são fatores que propulsionam essa oscilação. Por isso, nem sempre uma redução na balança significa necessariamente perda de gordura.  

“Perder peso corporal é diferente de perder gordura corporal. Quando você perde peso, não significa necessariamente que perdeu gordura. Essa perda de peso pode ter sido em maior parte de líquidos e até de massa magra (músculos) e não de tecido adiposo (gordura)”.
Andressa Chagas
Nutricionista

Um detalhe curioso para quem ama se pesar na balança é que é possível emagrecer sem que haja nenhuma variação de medida. Isso ocorre, segundo a nutricionista, porque durante o processo a pessoa pode perder gordura e ganhar massa magra.  

 “O peso de balança sozinho nunca será uma métrica fidedigna para saber se você perdeu gordura ou não. O nosso corpo é formado por um conjunto de componentes: água, ossos, músculos e gordura corporal.  Às vezes, o que pode acontecer é de você perder percentual de gordura e ganhar massa magra (músculo) e seu peso aumentar na balança”.

Para quem necessita de ter algo para checar se os processos estão no caminho que gostariam, Andressa Chagas aconselha os pacientes a comparar fotos ou experimentar alguma roupa que ficava mais apertada e começou a servir novamente. “Aquela foto onde você observa total diferença no seu corpo. Esses parâmetros são reais e oficiais para saber se de fato você está emagrecendo, pois observamos medidas”. 

Veja também

Existe horário melhor para se pesar? 

De acordo com a especialista, existe sim um horário ideal para subir na balança. Andressa aconselha escolher um dia da semana, sugere que não seja a segunda-feira, sempre no turno da manhã e em jejum.   

Quatro dicas para você se pesar da melhor forma  

  1. Se pese 1x/semana, sempre em um dia estabelecido, e sempre pela manhã (em jejum).  
  2. Estabeleça esse dia depois da segunda-feira. Esse dia da semana (segunda-feira), não é um bom dia para se pesar, pois você vem de um fim de semana, no qual geralmente ocorre o consumo de alimentos mais calóricos, com mais sódio, levando a uma retenção de líquido e não ao ganho de gordura. Sendo assim, possivelmente haverá uma mudança de número na balança.  
  3. Sempre escolha uma balança para fazer essa medição. Nada de se pesar em balanças diferentes, pois as balanças podem variar de uma para outra. Lembre-se sempre de mantê-la calibrada.  
  4. Quando for se pesar use a menor quantidade possível de roupas. Nada de acessórios ou calçados.