Maçã abre o apetite? Especialista explica maior sensação de fome após consumo da fruta

Segundo a nutricionista, a fruta também possui propriedades que podem ajudar a aumentar a saciedade

Legenda: Fruta também pode ser boa aliada de quem procura ter uma boa noite de sono
Foto: Shutterstock

O consumo de maçã traz diversos benefícios para o organismo. A fruta é excelente para a imunidade e pode ser incluída em planos alimentares cujo objetivo é a perda de peso. Apesar das vantagens, algumas pessoas relatam sensação de ter mais fome após ingestão da fruta. Será se isso realmente ocorre? 

A nutricionista Fabiana Melo explica que essa sensação pode acontecer quando a pessoa tem a microbiota intestinal disfuncional. Segundo a profissional, esta é habitada por inúmeros micro-organismos e, quando o indivíduo se alimenta de forma saudável, a tendência é que o intestino seja povoado por espécies que auxiliam vários processos fisiológicos, como a digestão e a produção de vitaminas. 

No caso do consumo das maçãs, a especialista detalha que estas possuem uma substância chamada arabinose que, quando fermentada pelos fungos do intestino, produz o ácido tartárico, que provoca hipoglicemia. Ou seja, quando há um desequilíbrio da microbiota intestinal, com muitos fungos, há um excesso de ácido tartárico no corpo e, consequentemente, uma maior fome associada ao consumo da fruta.

A maçã é uma fruta de baixa caloria, rica em vitaminas do complexo B, C e A, além de minerais (fósforo e ferro) e fibras, sendo anti-inflamatória e excelente para a imunidade. A sugestão da nutricionista é que se consumam de uma a duas unidades por dia da fruta.  

Veja também

“Tudo em excesso é veneno. Então fiquem atentos. Não existem evidências que relatam intoxicação após consumir uma grande quantidade da fruta. Mas por ela ser rica em carboidratos, pode causar alguns desconfortos gástricos, como distensão abdominal, gases, e dores”, reforça. 
Fabiana Melo
Nutricionista

A fruta, conforme a profissional, também pode ser incluída em cardápios funcionais direcionados para a perda de peso.  Ela recomenda a maçã como aliada em horários de lanches e que pode ser combinada com nuts e chips de coco. “Assim enriquece a refeição e melhora a saciedade - por ser saborosa, ter um bom custo benefício, e prática para manter nas lancheiras”.  

Fabiana Melo relata que não há evidências de que a maçã esteja associada diretamente a perda de gordura. Ela explica que, pelas propriedades da fruta, esta pode ajudar a aumentar a saciedade e, por isso, “reduzir o impulso pela ingestão demasiada de calorias, quando conciliada com um cardápio saudável”. 

Dieta da maçã 

Algumas pessoas na busca por perder peso acabam recorrendo a alguns tipos de dieta que sugerem o consumo de maçã diversas vezes ao dia. Para Fabiana, essa estratégia não é funcional, pois ela entende que o organismo precisa de diversas fontes alimentares - como carboidratos, proteínas, gorduras boas e fibras -  para o amplo funcionamento. 

Para o emagrecimento, ela destaca um plano alimentar que seja individualizado e atenda as necessidades calóricas do paciente. 

Veja também

Ajuda no sono? 

A nutricionista indica também o consumo de maçã no período noturno. Ela explica que o alimento é “uma fruta leve, e super bem vinda após ao jantar. Se a pessoa não tem nenhum desconforto após comer a fruta (gases e distensão abdominal) não tem nenhum problema”. 

A maçã pode ser uma grande aliada para quem busca ter boas noites de sono. Segundo a profissional, a fruta possui um componente chamado quercetina, que é indutora da serotonina para chegar na melatonina (hormônio que produz um sono de qualidade).