'Cãomiada': caminhada para arrecadar recursos para abrigos de animais acontece neste domingo (9)

Os interessados podem comprar uma camiseta ou ainda entrar em contato com as entidades para saber como podem contribuir de outras formas

Legenda: O evento celebra e luta pela Causa Animal em Fortaleza
Foto: Reprodução

Fazer atividade física é essencial para os animais: ajuda na qualidade de vida, evita sobrepeso, diminui o estresse e promove vários outros benefícios. E se juntarmos essa necessidade com a luta pela Causa Animal?

Acontece, neste domingo (9), a Cãomiada 2024, com o objetivo de arrecadar recursos para abrigos de animais abandonados de Fortaleza. A partir das 16 horas, na avenida Beira-Mar, pets, tutores e ativistas de todo o Ceará são convidados a participar desse ato de solidariedade.

Organizada pelo Instituto AmePatas, a ação deste ano busca promover o fim dos maus-tratos e a aprovação do projeto "Animal não é coisa!". E os interessados em ajudar os abrigos podem participar do evento e comprar uma camiseta, ou ainda entrar em contato com as entidades para saber como ajudar de outras formas.

Veja também

Venda de blusas 

Durante a atividade, o Instituto AmePatas venderá camisetas com a mensagem "Animal não é coisa". Cada compra vai ajudar a financiar castrações de animais de importantes projetos de proteção animal da região, como a Anjos da Proteção Animal, Instituto Causa Pet, Abrigo São Lázaro, Ong Abrace e Lar Tin Tin - Fortaleza. O valor da camisa é R$ 35.

O que é preciso levar?

Aos que pretendem levar seus pets, é recomendado levar coleira, água e saquinhos para recolhimento das fezes. 

Programação do evento

Entre as atrações, estão os ativistas Matheus Laiola e Douglas Brito, além do deputado federal e ativista Célio Studart. Também haverá distribuição de amostras de ração e diversas atividades para entreter e engajar tanto os animais quanto seus tutores.

Qual a realidade dos animais abandonados de Fortaleza?

Atualmente, em Fortaleza, existem pelo menos 40,8 mil animais nas ruas, segundo levantamento da Coordenadoria Especial de Proteção e Bem-Estar Animal (Coepa). O Abrigo São Lázaro, por exemplo, tem cerca de 1,2 mil animais abandonados. Já a Anjos da Proteção Animal tem aproximadamente 600 animais.

Em julho de 2023, o governador Elmano de Freitas, atendendo aos pedidos das ONGs, criou a Secretaria da Proteção Animal no Estado.

No Brasil, o abandono é considerado crime desde 1998, com a Lei Federal 9.605/98. Buscando frear essa prática, em 2020, a Lei Federal 14.064/20 aumentou as penalidades para casos de maus-tratos, com reclusão de dois a cinco anos, multa e proibição da guarda, especialmente em situações envolvendo cães e gatos.

Serviço

Cãomiada 2024

  • Quando: domingo (9), a partir das 16 horas;
  • Onde: Av. Beira-Mar, próximo ao espigão da Av. Rui Barbosa;
  • Valor da camiseta: R$ 35;
  • Pontos de venda: Av. da Abolição, 3415 e Av. Viena Weyne, 970.