Cachorro e gato podem comer chocolate? Entenda o perigo de oferecer o doce para os pets

O chocolate é altamente tóxico para os cães devido a duas substâncias: a teobromina e a cafeína

Legenda: Se você ofereceu o doce sem saber se cachorro pode comer chocolate, o ideal é procurar orientação veterinária o mais rápido possível
Foto: Shutterstock

A proximidade da Páscoa traz o alerta aos tutores de pets para não oferecerem chocolate aos animais de estimação. O doce está no topo da lista de alimentos proibidos, pois podem, sim, levar à morte do pet. Mas, você sabe o que faz do doce um vilão para os cães e gatos? 

Karine da Silva, médica-veterinária, explica que o chocolate é altamente tóxico para cães e gatos devido a duas substâncias: a teobromina e a cafeína

“A teobromina, por exemplo, não é processada pelo organismo do animal, podendo causar de uma leve intoxicação alimentar, como vômitos e diarreia, até a quadro de intoxicação mais grave, como episódios de convulsão.”
Karine da Silva
médica-veterinária, integrante do Sindivet-CE

E as consequências da intoxicação pelo chocolate dependem da quantidade que o pet ingeriu. Então, ainda que seja só um pedacinho para satisfazer aquele olhar pidão, uma coisa deve ficar clara: pets não devem consumir o doce. Veja o que fazer em casos de intoxicação. 

Veja também

Quais são os sinais de animal intoxicado por chocolate? 

Os sintomas de intoxicação podem variar, mas entre os mais comuns estão: 

  • Hiperatividade e excitação;
  • Vômitos; 
  • Batimentos cardíacos acelerados ou arrítmicos; 
  • Convulsões; 
  • Movimentos descoordenados; 
  • Respiração ofegante; 
  • Tremores musculares; 
  • Febre; 
  • Diarreia; 
  • Hemorragia intestinal; 
  • Coma e até morte. 

Os sintomas podem começar de 6 a 12 horas após a ingestão do chocolate. Por isso, é preciso que o cachorro fique em observação constante e procure ajuda veterinária se algum sintoma aparecer. 

Por que comer chocolate faz mal aos pets? 

O chocolate é feito com amêndoas fermentadas e torradas provenientes do cacau. E essas substâncias são digeridas de forma segura pelo organismo humano, mas há uma dificuldade de metabolização para os animais. E não há um tipo de chocolate menos prejudicial, é o que explica Karine. 

“Não existe chocolate humano que seja menos ou mais prejudicial a cães e gatos. A ingestão de chocolate por eles deve ser evitada. Na realidade, é proibida devido as consequências que causam no organismo dos animais.”
Karine da Silva
Médica-veterinária
 

Meu cachorro comeu chocolate por acidente. E agora? 

Se você ofereceu o chocolate sem saber se cachorro pode comê-lo, o ideal é procurar orientação veterinária o mais rápido possível. E, se souber, informe o profissional sobre a quantidade ingerida e o tipo de chocolate, para que ele possa saber o que esperar dos sintomas. 

Cachorro triste chocolate
Legenda: Para tratar os sintomas, o profissional veterinário pode induzir ao vômito do animal
Foto: Shutterstock

Animais mais novos ou mais velhos podem ser mais prejudicados ao comer chocolate? 

Sim. “Animais mais novos e mais velhos, por consequentemente terem mais propensão a fragilidade digestiva, podem sofrer mais efeitos colaterais com o consumo de chocolate”, alerta a veterinária Karine. 

O tamanho do cão também influencia na intoxicação, sendo mais comum em animais de pequeno porte, pois há maior quantidade de chocolate disponível em relação ao seu peso corporal.  

Qual o tratamento para animal intoxicado por chocolate? 

Não existe um antídoto para a intoxicação por chocolates em cachorro. Para tratar os sintomas, o profissional veterinário pode induzir ao vômito do animal. Outra conduta a ser tomada é a lavagem gástrica.  

O objetivo é evitar que o doce fique grudado na mucosa do estômago. Isso geralmente é feito quando não for possível a indução do vômito, geralmente após três horas de ingestão do chocolate.  

Além disso, será recomendada a hidratação do paciente, a monitoração da pressão arterial e a realização do eletrocardiograma. Ainda podem ser recomendados medicamentos para o controle de convulsão e de arritmias. 

Dica bônus: o que não oferecer aos cães 

Outros alimentos, comuns no dia a dia, possuem substâncias que podem causar distúrbios ou serem tóxicas para os animais. As mais comuns são:  

  • Batata crua; 
  • Café; 
  • Cebola; 
  • Macadâmia; 
  • Uvas.