O dente do cachorro caiu! E agora, o que fazer?

Em média, a troca dentária de cães e gatos dura três meses

Legenda: O dente do cachorro pode cair por vários motivos. Por isso, a observação é tão importante
Foto: Shutterstock

Ter um cachorro pela primeira vez é uma experiência cheia de descobertas boas e até assustadoras. Questões relacionadas à perda de dentes por conta de algum alimento muito duro ou se o cãozinho pode ficar banguela para sempre são muito comuns, segundo a médica e dentista veterinária, Nayara Saraiva. 

“O dente pode cair por diversos motivos. O que temos que entender é que o dente caindo pode ser algo fisiológico, normal, uma troca dentária. Mas, pode ser algo patológico, relacionado a uma doença porque o dente pode ter perdido as estruturas que o seguram.”
Nayara Saraiva
Médica e dentista veterinária

Procurar um médico veterinário é importante nesse momento. “Ele vai fazer a avaliação e esclarecer suas dúvidas”, explica Nayara. Vamos conhecer quais as principais dúvidas nesse momento e conferir as respostas. 

Veja também

Por que o dente do cachorro cai? 

O dente do cachorro pode cair por vários motivos. Por isso, a observação é tão importante. Pode ser dente de leite na fase filhote ou o cão pode ter se chocado com alguma coisa ou pode ser doenças e inflamações.  

“A doença periodontal está presente em 80% dos nossos cães e gatos e podem causar a queda dos dentinhos, e isso não é normal, é algo que tem que ser resolvido, tem que ser diagnosticado e tratado."
Nayara Saraiva
Médica e dentista veterinária

Nayara explica ainda que a doença periodontal é a principal nos cães e gatos e traz complicações para a boca, incluindo os dentes, trazendo dor e até problemas sistêmicos. 

“Então, a queda dentária é considerada normal em filhotes. Se o dentinho caiu em um adulto ou idoso, não é normal. Esse dente está doente. Ao contrário que muitas pessoas pensam, não é normal os idosos perderem os dentes”.
Nayara Saraiva
Médica e dentista veterinária

A partir de qual idade os cães começam a trocar os dentes? 

A troca dentária pode variar entre espécies. Segundo Nayara, no geral, pode começar a ocorrer, em média, dos quatro meses do animal seguindo até os sete meses

“Se o seu pet chegou aos sete meses e ainda não trocou todos os dentes, ainda persiste um dentinho de leite naquela região, precisa ser levado ao dentista veterinário”, destaca. 

Quanto tempo dura a troca de dentes? 

Em média, a troca dentária de cães e gatos dura três meses. “Não é normal que um dente após os sete meses permaneça, pois pode até trazer inflamação, dor, diminuição do apetite”, alerta a dentista veterinária. 

A troca de dentes incomoda o pet? 

A troca dentária pode gerar alguma inflamação e desconforto na região, mas não é obrigatório. Nayara destaca que na maioria das vezes é um desconforto pontual e que consegue ser facilmente resolvido. “Caso tenha, durante a troca dentária, alguma vermelhidão excessiva, sangramento excessivo, deve procurar o dentista veterinário”. 

Veja também

Quais os cuidados necessários durante a troca de dentes? 

Primeiro, fique atento ao período da troca: dos 4 aos 7 meses de vida do pet. Quando ele iniciar, é importante começar a estimular a escovação dentária para que o pet tenha uma maior aceitação daquele momento. 

“A escovação tem que ser rotina na casa para que o pet comece a se adaptar desde filhote e a partir daí consiga manter uma saúde oral durante a vida." 
Nayara Saraiva
Médica e dentista veterinária

Também devemos observar durante a troca dentária se os dentinhos estão crescendo, se não há sangramento na gengiva, algum aumento ou vermelhidão naquela região e se está incomodando na alimentação do pet. 

Como tratar a queda de dentes? 

"Inicialmente, identifique o que está acontecendo com esse dente. Queda normal ou por doença?”. Após visitar o veterinário, você consegue ter uma noção de como proceder. Agora, caso seja confirmada uma doença, como a periodontal, é preciso fazer uma avaliação

“Assim, vamos identificar as alterações e procurar fazer o diagnóstico. Devemos realizar ainda uma radiografia intraoral para ver as raízes dentárias e todas as raízes que estão doentes. Só a partir disso podemos fazer a limpeza e o tratamento dentário”.
Nayara Saraiva
Médica e dentista veterinária

Se os procedimentos não forem realizados da maneira correta, a doença periodontal pode voltar antecipadamente e trazer outras complicações

Como prevenir a queda de dentes? 

A prevenção das quedas de dente está na visita periódica ao dentista veterinário, pelo menos uma vez ao ano. “A principal maneira de manter a saúde oral saudável é a escovação diária. Com o dentista conseguimos fazer bons diagnósticos e o tratamento correto”, diz Nayara. 

Meu cachorro engoliu os dentes, e agora? 

“Caso ocorra alguma ingestão de algum dentinho, não há problema desde que a gente faça acompanhamento”. Então, preste atenção no comportamento, nas fezes e na alimentação do seu pet. No geral, não há problema na ingestão dos dentes que caíram.