Castração de animais: 8 perguntas e respostas sobre os cuidados e a importância

A castração proporciona uma série de vantagens a longo prazo, como a redução de comportamentos indesejados e prevenção de doenças reprodutivas em cães e gatos

Legenda: O cio gera um grande estresse para o animal doméstico não castrado
Foto: Shutterstock

Quando se trata da castração de cães e gatos, algumas dúvidas podem surgir no meio do caminho e muitos tutores se sentem inseguros com isso. Mas, é importante ter em mente que a castração traz diversos benefícios para a saúde e o comportamento dos animais. A prevenção de tumores, por exemplo, é uma delas, como explica o médico veterinário Gledson de Freitas.

"Além dos benefícios imediatos, a castração proporciona uma série de vantagens a longo prazo, como a redução de comportamentos indesejados, aumento da expectativa de vida e prevenção de doenças reprodutivas em cães e gatos"
Gledson de Freitas
Médico veterinário

Antes de optar definitivamente por castrar ou não, é importante ouvir a opinião do médico veterinário, profissional especializado que sabe o que é melhor para os animais. Confira 8 perguntas e respostas sobre o tema.

Veja também

1 - O que é a castração?

É um procedimento cirúrgico feito em animais domésticos para impedir que eles se reproduzam sem controle. Além disso, quando não castrado, o cio gera um grande estresse para o animal doméstico.

"O instinto desses animais faz com que neste período eles sintam uma vontade incontrolável de cruzar. Eles ficam doidos e fazem de tudo para conseguir. Neste estado, o animal pode fugir, se envolver em brigas e voltar para casa machucado ou não voltar"
Gledson de Freitas
Médico veterinário

2 - Quais são os benefícios da castração? 

Nas fêmeas, cadelas ou gatas, a castração diminui o risco de desenvolver câncer de mama. "Sendo comprovado que as cadelas castradas, antes do primeiro cio, têm 100% de chance de não desenvolver o câncer", explica o veterinário. 

No macho, a castração evita o desenvolvimento do câncer de próstata. "E ele fica menos agressivo, pois perde a necessidade de cruzar e de marcar território. Por isso, seria importante castrar quando o cão ainda não levanta a pata", destaca o veterinário.

3 - Como é o procedimento?

É um procedimento cirúrgico, feito com anestesia geral, detalha Gledson de Freitas. O tempo médio de recuperação no macho e na fêmea é de 5 a 6 dias

"No macho é mais simples, são retirados os testículos, onde é produzida a testosterona, tirando assim a sua necessidade de cruzar. No caso da fêmea, são retirados os ovários, ou todo o aparelho reprodutivo, assim a fêmea não terá mais cio"
Gledson Freitas
Médico veterinário

O animal deve tomar antibiótico, anti-inflamatório e analgésico e cuidar dos pontos, que devem ser retirados com 15 dias. "Eles podem sentir um pouco de desconforto nos primeiros dias, mas em uma semana devem estar totalmente recuperados", explica o médico.

Cirurgia
Legenda: Eles podem sentir um pouco de desconforto nos primeiros dias, mas em uma semana devem estar totalmente recuperados
Foto: Arquivo Pessoal/Dr. Gledson de Freitas

4 - A castração deixa o animal menos ativo?

Essa pergunta é mais comum quando falamos sobre a castração de machos, mas a resposta vale tanto para eles quanto para as fêmeas: não. Apesar da diminuição dos hormônios sexuais, o comportamento pouco se altera após o procedimento.

"Acredite: a energia para a brincadeira não vai acabar tão cedo, afinal, o organismo é capaz de se readequar à nova situação. O comportamento do animal é baseado em muitos pilares além dos hormônios. Portanto, fique tranquilo e esqueça esse mito!"
Gledson de Freitas
Médico veterinário

5 - A castração contribui para o controle de natalidade?

Sim. Quando optamos pela castração dos nossos pets contribuímos até para reduzir o número de animais de rua.

6 - Quais doenças a castração previne?

  • Câncer de mama: o câncer de mama é um tumor mamário maligno que costuma ser agressivo e metastático.
  • Câncer de útero: é um tumor hormônio-dependente e costuma acometer com maior incidência fêmeas idosas.
  • Câncer de ovário: trata-se de um tumor maligno hormônio-dependente, mais raro que o câncer de mama, que acomete mais fêmeas idosas. 
  • Câncer de próstata: trata-se de um tumor maligno hormônio-dependente que acomete machos mais velhos, entre 6 e 7 anos. Apesar de não ser muito frequente, o risco de desenvolvê-lo é 80% maior em animais não castrados quando comparados com animais castrados. 
  • Pseudociese: popularmente conhecida como gravidez psicológica.
  • Piometria: trata-se de uma infecção uterina caracterizada pelo acúmulo de pus no útero.
  • Hiperplasia mamária: aumento exagerado de uma ou mais glândulas mamárias.
  • Tumor venéreo transmissível: também conhecido como TVT. São tumores contagiosos que acometem a mucosa genital e são transmitidos principalmente durante o ato sexual. O TVT é considerado um dos tumores mais frequentes em cães e afeta mais os jovens que vivem na rua.

7 - A castração aumenta o tempo de vida dos pets?

Sim. A castração previne doenças que poderiam levar os animais ao óbito, aumentando assim o tempo de vida. Com a castração, os animais também passam a não ter mais interesse em fugir de casa e, consequentemente, diminui o risco desses animais serem atropelados ou envenenados. "É importante destacar que, quanto mais cedo o procedimento é realizado, maior é o impacto da castração na expectativa de vida do animal", destaca Gledson.

8 - Quando a castração deve ser feita?

O momento ideal para realizar a castração é logo após o animal completar o protocolo vacinal e antes do primeiro cio (no caso das fêmeas), ou seja, entre o 4º e o 6º mês de vida. "E, sim, a castração é um ato de amor ao seu pet", relembra o médico veterinário.