Mesmo em liberdade, vereador Ronivaldo Maia deve seguir licenciado da Câmara Municipal

Segundo fontes próximas do parlamentar, ele quer se concentrar na defesa do processo judicial. Ronivaldo rechaça a acusação de tentativa de feminicídio

Legenda: Além do processo judicial, ele deve enfrentar procedimento administrativo interno no PT

Com soltura autorizada pelo Tribunal de Justiça do Ceará (TJCE), por meio de habeas corpus, o vereador de Fortaleza Ronivaldo Maia (PT) deixa a prisão, mas não deverá retomar suas atividades na Câmara Municipal de Fortaleza, conforme apurou esta Coluna. O parlamentar, preso há dois meses por tentativa de feminicídio, está licenciado do cargo.

O petista foi preso em flagrante no dia 29 de novembro do ano passado após uma confusão em que teria jogado o carro e arrastado uma mulher de 36 anos, com quem mantinha um relacionamento. Ele é réu por tentativa de feminicídio.

Veja também

Mesmo após deixar a prisão, além de continuar respondendo ao processo judicial, Ronivaldo Maia terá que usar tornozeleira eletrônica e cumprir uma série de restrições. Além disso, nas esferas administrativas, ele ainda corre risco de ser expulso do seu partido, o PT, ou enfrentar processo no Conselho de Ética do Legislativo.

Consequências administrativas

No primeiro caso, conforme reportagem das repórteres Luana Severo e Luana Barros, a comissão formada no PT para avaliar o caso do vereador, após ter acesso ao processo, concluiu que há indícios suficientes para que o partido abra um processo disciplinar contra o parlamentar por infringir o Código de Ética. O combate à violência contra a mulher é uma das bandeiras da legenda.

Já no Legislativo, para que o Conselho de Ética atue é necessária uma representação contra o parlamentar, o que não aconteceu até o momento.

Quem ocupa a cadeira conquistada nas urnas por Ronivaldo é o correligionário dele e primeiro suplente da coligação Dr. Vicente.

Esta coluna apurou com fontes próximas ao parlamentar que ele deverá se manter recluso e trabalhando exclusivamente na sua defesa no processo judicial. O vereador rechaça a tese de tentativa de feminicídio.