Projeto de reajuste dos professores já tem relator definido e deve ser consensual na Câmara

Na reabertura dos trabalhos legislativos, o tema dominou os debates com a presença do prefeito e de professores da rede municipal

Legenda: Proposta é a primeira prioridade do ano legislativo e foi defendida pelo prefeito em discurso na Casa
Foto: Fabiane de Paula

A mensagem do prefeito José Sarto (PDT) que regulamenta o reajuste salarial diferenciado  para os professores municipais deverá ser lida na sessão desta quarta-feira (2). O relator da proposta deverá ser o vereador Lúcio Bruno (PDT) e, ao que tudo indica, o tema deverá ser consenso entre os vereadores.

O aumento, conforme determinação da lei nacional do piso da Categoria, deverá ser de 33,2%. 

Veja também

O tema acabou sendo o principal na reabertura dos trabalhos legislativos, nesta terça-feira (1º), em que o próprio prefeito compareceu à Casa para ler a mensagem governamental fazendo balanço do primeiro ano de sua gestão. 

Além do debate em plenário, a Casa teve a presença de centenas de professores que fizeram manifestação por uma pauta de reivindicações, entre elas, o aumento salarial. Logo no início do discurso, o prefeito defendeu a aprovação da proposta e garantiu que a Prefeitura está com “saúde financeira” para conceder o reajuste. 

Lúcio Bruno
Legenda: O vereador Lúcio Bruno será o relator da mensagem com reajuste dos professores
Foto: Erika Fonseca

Em contato com este colunista, o vereador Lúcio Bruno disse que a expectativa é que a proposta seja lida na sessão de quarta-feira (2) e siga para as comissões. Segundo ele, deve haver celeridade na avaliação por parte dos vereadores. 

A medida, pelo menos em primeira análise, não deve ser alvo de embate na Casa. Tanto a oposição à direita como a linha de esquerda, dizem apoiar a proposta enviada pelo prefeito à Casa.